Associação Zero promove campanha pela água da torneira

| 23 Mar 21

Campanha da Zero quer levar pessoas a beber água da torneira. Imagem retirada do site da campanha

 

A associação ambientalista Zero lançou, nesta segunda-feira, 22 de Março, Dia Mundial da Água,  a campanha “Água da Torneira – a bebida preferida”, com o objectivo de incentivar as pessoas, entidades e empresas a consumir água da torneira em vez de água engarrafada.

Na página da iniciativa, há informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, desconstruíndo mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo, bem como dados sobre o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada.

Em declarações à TSF,  Francisco Ferreira, dirigente da Zero, diz que a água da torneira é “de confiança” total e que a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) confirmou também no seu último relatório anual que “a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade”.

O indicador de água segura em Portugal continental situou-se em 98,66% em 2019, ano a que se referem os últimos dados publicados. Esta tendência, que se confirma pelo quinto ano consecutivo, mantém este indicador nos 99%, o que demonstra a excelência da qualidade da água para consumo humano, acrescenta Francisco Ferreira.

O responsável da Zero dizia ainda, ouvido na TSF, que o consumo de água engarrafada tem um enorme impacto na produção de resíduos: Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 litros por habitante, o que produz 17,6 mil toneladas de plástico.

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This