Birmânia: Militares prendem, torturam e matam poeta da resistência

| 11 Mai 21

Khet Thi, conhecido poeta e voz da resistência ao golpe de Estado na Birmânia (Myanmar), em 1 de fevereiro foi preso, junto com a sua mulher, no sábado passado. Depois de libertada, esta foi chamada, no domingo, ao hospital da cidade de Shwebo para recuperar o cadáver do seu marido, que tinha sinais evidentes de ter sido torturado e de os “seus órgãos internos terem sido removidos”.

Organizações de apoio aos presos políticos na Birmânia citados pelo The Guardian tornaram público hoje, dia 10 de maio, que o assassínio de Khet Thi eleva para três o número de poetas mortos pelos militares desde o golpe militar que impediu a tomada de posse do Governo do partido Liga Nacional para a Democracia, liderado pela prémio Nobel da Paz [1991] Aung San Suu Kyi, e que venceu as eleições de novembro de 2020. Mais de 780 pessoas foram, desde 1 de fevereiro, mortas pelas forças policiais e militares.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This