
A assembleia da CEP em Fátima, em versão presencial para alguns bispos e em vídeo para a maior parte. Foto © Ecclesia.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou nesta sexta-feira, 13 de Novembro, uma nova sobre o agravamento da pandemia de covid-19 e o novo estado de emergência no país, apelando a “comportamentos responsáveis” da sociedade e das comunidades católicas.
“Dada a gravidade da situação, apelamos a todos para que adoptem comportamentos responsáveis nos mais diversos sectores da sua vida e actividade e respeitem as determinações das autoridades constituídas, com o objectivo de travar e controlar a vaga de contágios”, refere o documento, intitulado “Viver e celebrar a fé em tempo de pandemia”.
“Este comportamento responsável deve ser vivido após as celebrações litúrgicas mais festivas (baptizados, comunhões, crismas e casamentos), evitando sempre as concentrações fora das igrejas e nas próprias casas”, acrescenta o texto.
Os bispos portugueses manifestam-se solidários com as “dificuldades e sofrimentos” dos cidadãos, mostrando-se “preocupados com o alastrar da covid-19, com riscos agravados para a vida e saúde”. E, na impossibilidade de cumprir o preceito dominical, sugerem um conjunto de alternativas, que podem passar, entre outras coisas, pela participação na missa “no sábado ou noutro dia da semana”.
Às 11 da manhã deste sábado, 14, os bispos celebram uma eucaristia em Fátima, em memória de todas as vítimas da pandemia. Estarão presentes o Presidente da República e o primeiro-ministro.