Sem conferência de imprensa no final

Bispos debatem JMJ e o seu legado

| 18 Jun 2023

Bispos debatem desafios pós-JMJ. Foto © Nuno Moreira /JMJ Lisboa 2023

Bispos debatem desafios pós-JMJ. Foto © Nuno Moreira /JMJ Lisboa 2023

 

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) organiza as habituais jornadas de formação dos bispos, padres e leigos a 19 e 20 de junho, este ano dedicadas à JMJ e aos “desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude”. De acordo com um comunicado enviado à Agência Ecclesia, o tema “JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa” vai reunir bispos, padres, leigos e jovens das dioceses, serviços da Conferência Episcopal e representantes da vida consagrada, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI.

“A tarde do dia 19 de junho inicia-se com a apresentação do “Fundamento teológico da Jornada Mundial da Juventude” por parte da Direção de Pastoral da JMJ Lisboa 2023. Em seguida, a direção do Comité Organizador Local (COL) apresenta alguns aspetos práticos da realização da JMJ em Lisboa para reflexão e debate dos participantes”, indica o comunicado.

No dia seguinte, terça-feira, os Comités Organizadores Diocesanos (COD) da JMJ Lisboa 2023 vão partilhar os “desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude” e apresentar “propostas concretas para responder a esses mesmos desafios”.

Após a realização das Jornadas Pastorais, os bispos de Portugal realizam a 207ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, no dia 21 de junho, também em Fátima, para homologar a “constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária do passado mês de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções”, debater o processo sinodal em curso e a “cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes” com “alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé”.

Após o encerramento das Jornadas Pastorais e da Assembleia Plenária da CEP, será emitido um comunicado, não havendo lugar a conferência de imprensa, acrescenta a nota de imprensa.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This