
Foto © João Lopes Cardoso/Agência Ecclesia
Uma formação avançada em Jornalismo e Religiões, que decorrerá a partir do próximo dia 4 de Fevereiro, é a proposta da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e da Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) para jornalistas e outros interessados.
As religiões no mundo e na sociedade portuguesa, a representação do religioso na sociedade portuguesa, os pontificados desde o pós-guerra e a Jornada Mundial da Juventude (pretexto imediato para a proposta desta formação) são os temas do curso, que admite candidaturas, em segunda fase, até 21 de Janeiro.
Coordenada por Catarina Duff Burnay, da FCH, e Nuno Estêvão Ferreira, da FT, a formação terá 51 horas de duração, a formação decorrerá em horário pós-laboral às sextas-feiras, das 18h30 às 21h30 e aos sábados, das 10h00 às 13h00.
Em entrevista ao programa Ecclesia, Catarina Burnay afirmou que este era o momento de promover “dois caminhos: por um lado permitir que o jornalismo que se faça sobre esta temática seja mais rigoroso e, por outro, que permita ao público em geral aceder a uma informação mais completa e mais correcta”.
Nuno Estêvão Ferreira acrescentou que se justifica que a UCP organize uma formação desta área, tendo em conta também a “oportunidade” criada pela Jornada Mundial da Juventude”.