Católicos da Europa unem-se em oração pela paz na Ucrânia

| 13 Set 2022

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) convocou para esta quarta-feira, 14 de setembro, um dia de oração pela paz na Ucrânia. Na data em que se assinala a festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, a forma de oração escolhida para unir todos os católicos do continente europeu foi a adoração eucarística.

O convite foi lançado pelo arcebispo de Vilnius (Lituânia) e presidente do CCEE, Gintaras Grusas, que pediu a “pastores e fiéis” para se ajoelharem “diante do Santíssimo Sacramento para invocar o Senhor pela paz para a Ucrânia”.

Na Ucrânia, cuja conferência episcopal havia declarado 2022 como o Ano da Santa Cruz, esta Jornada Europeia de Oração marcará a conclusão desse mesmo ano, com a realização de uma Via Sacra na qual participarão todos os bispos católicos romanos do país.

A CCEE regista na sua página um conjunto de iniciativas previstas para vários países, mas de Portugal não há notícias especificas. Na sua reunião mensal de setembro, o conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) deixou apenas um “convite à oração pela paz na Ucrânia” para este dia 14, seguindo o apelo do CCEE.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This