AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Jacinda Ardern
Jacinda Ardern, antiga primeira-ministra da Nova Zelândia. Pormenor da capa do livro “Um Poder Diferente”

Memórias da antiga primeira-ministra da Nova Zelândia

“Como imagina um político?”

| 30/06/2025

 

Um Governo, qualquer que seja, é em geral visto a partir de fora. E é avaliado sobretudo pela dor que nos causa em virtude das medidas que toma e das que não toma. Aquilo em que nos serve tende a passar despercebido (como os dentes que não nos doem). Daí, formamos uma ideia da política e dos políticos como atividade e como pessoas pouco ou nada recomendáveis. Vistos de fora, repita-se, a partir das dores da vida. Mas, como sempre acontece, a política não é o que parece vista de fora.

O livro “Um Poder Diferente”, de Jacinda Ardern (Casa das Letras, 439 pp.), que ficou conhecida como primeira-ministra da Nova Zelândia (2017-2023), permite-nos entrar e olhar a política a partir de dentro na atividade do Parlamento e do Governo. Do seu país, é claro, mas, sem dúvida, em boa medida também do nosso.

Vemo-la crescer, a formar o seu quadro de valores, e pelos olhos dela somos levados ao interior da atividade partidária e assistir ao seu trabalho como deputada e depois como primeira-ministra.

Há que registar que a autora é militante do Partido Trabalhista, o que implica um alinhamento ideológico e partidário. Mas não há razão para supor que os políticos de outros partidos e ideologias sejam menos trabalhadores, menos comprometidos e menos sérios, embora a isso sejamos tentados pela nossa subjetividade e eventual falta de sentido crítico.

Talvez haja, porém, alguma verdade nessa nossa perspetiva de classificação da política e dos políticos. E é justamente por isso que Jacinda Ardern aponta para um exercício “diferente” do Poder. Qual a diferença? Uma “liderança empática”, uma política como “meio para mudar tanto a vida de uma pessoa como a de centenas de milhares”, um trabalho intenso por um “mundo melhor”.

E é aqui que devemos abrir o leque e perceber que outras opções ideológicas também querem um mundo melhor, embora com outras perspetivas do que é bom e melhor.

Sim, mas sabemos, basta olhar em volta, como há muitos exercícios políticos em que não temos como aplicar tais adjetivos. Se a política fosse isso, não teríamos o mundo como ele se encontra, à beira do colapso, certo? E também ali vemos, por dentro e de fora, a política de baixo nível, do insulto à agressão gratuita, num percurso que está a tornar-se global. O que dá ao livro um suplemento de atualidade.

Vale a pena ler a narrativa que J. Ardern nos propõe, para decidirmos até onde lhe fazemos companhia nas suas apreciações e onde começamos talvez a distanciar-nos. No que diz respeito à grande Política, a arte nobre de criar comunidade e gerir estruturas e processos. Não apenas no Poder central ou local, mas também nos lugares de Poder à frente de uma escola ou um hospital, uma associação ou uma empresa, atrás de um balcão ou ao lado de uma pessoa que precisa seja do que for.

Porque, se a política é a gestão da Polis, em qualquer lugar, da base ao topo, todos temos um papel político a desempenhar, mesmo que não como políticos em sentido profissional.

No caso português, a verdade é que o país nem se compara por exemplo com o que era há 50 anos. E só a cegueira ideológica pode congeminar que está tudo pior.

Não, a política não é apenas gestão de conjuntura a pensar em “nós” próprios. Não é fácil, neste contexto particular e em situações extremas como a Covid e um atentado terrorista. Mas Jacinda Ardern procura manter firme o seu propósito: “Prefiro ser criticada a deixar de ser humana”. Por isso alguém a definiu com o termo “bondade”.

Vale a pena terminar com a pergunta que ela própria nos deixa: “Acha que os políticos podem ser bondosos?”.

Editor: Casa das Letras
Edição: junho de 2025
Págs: 448

 

José Alves Jana é doutorado em filosofia, professor aposentado, voluntário e dirigente associativo. Contacto: jalvesjana@gmail.com

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.