AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Papa Francisco durante a missa de quarta-feira de cinzas, em 2023. Foto © Vatican Media

Mensagem de Francisco

Conhecer a “realidade de algum migrante”: a proposta do Papa para a Quaresma

| 04/03/2025

 

Francisco lembra aqueles que atualmente “fogem de situações de miséria e violência e vão à procura de uma vida melhor para si e para seus entes queridos”, e propõe um “bom exercício quaresmal” a partir destes casos: conhecer “a realidade concreta de algum migrante ou peregrino e deixar que ela nos interpele”, na mensagem do Papa para a Quaresma de 2025, que foi divulgada no passado mês de fevereiro.

A Quaresma, o período de 40 dias em que os cristãos se preparam para a Páscoa, inicia-se com a Quarta-feira de Cinzas, celebrada neste dia 5 de março.

Através deste documento, que intitula-se “Caminhemos juntos na esperança”, o Papa convida os cristãos a “caminhar juntos”, e explica depois o que isso significa. “Caminhar juntos significa caminhar lado a lado, sem pisar ou subjugar o outro, sem alimentar invejas ou hipocrisias, sem deixar que ninguém fique para trás ou se sinta excluído. Sigamos na mesma direção, rumo a uma única meta, ouvindo-nos uns aos outros com amor e paciência”, pede.

Francisco convida também os cristãos a olharem para os espaços por onde se movem e a terem uma “atitude acolhedora em relação àqueles que se aproximam” e a todos “quantos se encontram distantes”, fazendo “com que as pessoas se sintam parte da comunidade”, sem as colocar “à margem”. A celebração da Páscoa acontece, este ano, no próximo dia 20 de abril.

 

Imagem de destaque: Papa Francisco durante a missa de Quarta-feira de Cinzas, em 2023. Foto © Vatican Media.

Texto redigido por Juliana Batista/revista Fátima Missionária e publicado ao abrigo da parceria com o 7MARGENS.

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoiar
Inscreva-se para receber a nossa newsletter gratuita: https://setemargens.com/assinar
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.