Coro do Trinity College de Dublin em Lisboa para concerto e eucaristia

18 Mai 19Cultura e artes, Música, Últimas

 

Neste sábado e domingo, 18 e 19 de Maio, Lisboa acolhe dois concertos do Coro da Capela do Trinity College de Dublin (Irlanda). Às 17 horas de sábado, o coro dá um concerto de música sacra na Sé de Lisboa; no domingo, participa na eucaristia dominical na Catedral Lusitana de S. Paulo em Lisboa (Comunhão Anglicana), com início às 11h00 (Rua das Janelas Verdes).

No concerto de sábado, na Sé de Lisboa, serão executadas, entre outras, várias peças da Mass for Four Voices, de William Byrd (1543-1623); If you love me keep my commandments, de Thomas Tallis (1505-1585), a Missa Brevisde Antonio Lotti (1667-1740) e a primeira parte das Lamentations of Jeremiah, deThomas Tallis (1505-1585). O programa inclui ainda peças de Palestrina (1525-1594): Mendelssohn (1809-1847), Rachmaninoff (1873-1943), George Hewson (1881-1972), Orlando Gibbons (1583-1625), Robert Prescott Stewart (1825-1894) e George Jackson (1945-2013).

Com este programa, o Trinity College Chapel Choir traz a Lisboa uma das mais ricas tradições musicais da polifonia europeia, mas também, acentuam os organizadores, um “testemunho eloquente dos caminhos possíveis do diálogo entre diferentes tradições cristãs, na valorização mútua dos dons e no acolhimento do outro que se reconhece como irmão”. Neste âmbito, é “particularmente significativo que duas Igrejas-mãe de duas tradições cristãs com presença em Lisboa – a católica e a anglicana – estejam dispostas a colaborar e a acolher este coro vindo da Irlanda”, com as portas de ambas, “que durante muito tempo demarcavam e protegiam” a tornarem-se agora “umbrais por onde passa a catolicidade da Igreja”.

No Trinity College, uma universidade de Dublin fundada em 1591, o coro tornou-se regular em 1762, por iniciativa do preboste Francis Andrews. Desde os anos de 1960 ganhou autonomia, apoiado por bolsas de estudo para coralistas e organistas. O coro congrega actualmente 25 membros, recrutados entre os estudantes da Universidade, numa experiência ecuménica que reúne diferentes tradições cristãs tanto ao nível dos jovens que o compõem como no repertório executado – que vai do medieval ao contemporâneo, em latim e inglês.

Artigos relacionados

Apoie o 7 Margens

Breves

Freira Indiana apela ao Vaticano contra a sua expulsão da ordem novidade

A irmã Lucy Kalappura, da Congregação das Irmãs Clarissas Franciscanas, que protestou contra o bispo Franco Mulakkal devido à suposta acusação de violação de uma freira, apela ao Vaticano que evite a sua expulsão da ordem a que pertence, depois de lhe terem sido instauradas alegadas “ações disciplinares”.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

É notícia 

Entre margens

A crise do capital, uma doença demolidora novidade

Tenho para mim que o problema pode ser mais largo e profundo. Prefiro centrá-lo mais na longa e constante crise da doença destruidora do capitalismo mundial, nas suas mais diversas formas. Um sistema que, verdadeiramente, se encontra doente e não funciona em benefício da maioria da população.

A teologia das pedras

A tentação de lançar pedras sobre os outros é sempre maior do que a de nos colocarmos em frente a um espelho. Mas, cada vez que lançamos uma pedra contra alguém, no fundo estamos a magoar-nos a nós mesmos.

Cultura e artes

Três rostos para a liberdade

De facto, para quem o sabe fazer, o cinema é mesmo uma arte muito simples: basta uma câmara, um ponto de partida e pessoas que se vão cruzando e dialogando. E temos um filme, quase sempre um magnífico filme. Vem isto a propósito do último trabalho do iraniano Jafar Panahi: Três Rostos.

A potência benigna de Dietrich Bonhoeffer

O influente magistério de Dietrich Bonhoeffer, a sua vigorosa resistência ao nazismo e o singular namoro com Maria von Wedemeyer são três momentos da vida do pastor luterano que merecem uma peculiar atenção na biografia Dietrich Bonhoeffer. Teólogo e mártir do nazismo, da autoria do historiador italiano Giorgio Cavalleri. A obra, publicada pelas Paulinas em Maio, permite agora que um público mais vasto possa conhecer aquele que é geralmente considerado como um dos mais influentes teólogos do século XX.

Festa de Maria Madalena: um filme para dar lugar às mulheres

A intenção do autor é dar lugar às mulheres. Não restam dúvidas, fazendo uma leitura atenta dos quatro Evangelhos que Jesus lhes dá o primeiro lugar. A elas, anuncia-lhes quem é Ele, verdadeiramente. Companheiras de Cristo, continuarão a sua missão, juntamente com os homens. Anunciando, tal como eles, a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo; curando, baptizando em nome do Senhor. Tornando-se diáconos. Sabe-se, está escrito. Mas, nos Actos dos Apóstolos, elas desaparecem sem deixar rasto.

Mãos cheias de ouro, um canudo e uma intensa criatividade

Na manhã de 7 de Julho, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) inscreveu o Convento de Mafra, o santuário do Bom Jesus de Braga e o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, na sua lista de sítios de Património Mundial. Curta viagem escrita e alguns percursos falados, como forma de convite à viagem para conhecer ou redescobrir os três novos lugares portugueses do Património da Humanidade.

Sete Partidas

A Páscoa em Moçambique, um ano antes do ciclone – e como renasce a esperança

Um padre que passou de refugiado a conselheiro geral pode ser a imagem da paixão e morte que atravessou a Beira e que mostra caminhos de Páscoa a abrir-se. Na região de Moçambique destruída há um mês pelo ciclone Idai, a onda de solidariedade está a ultrapassar todas as expectativas e a esperança está a ganhar, outra vez, os corações das populações arrasadas por esta catástrofe.

Visto e Ouvido

"Correio a Nossa Senhora" - espólio guardado no Santuário começou a ser agora disponibilizado aos investigadores

Agenda

Parceiros

Fale connosco