Caso tem mais de 30 anos

Diocese do Algarve investiga denúncia de abuso sexual

| 27 Nov 21

“Telmo Simão, que se apresentou como vítima e que teria sido abusado por um capelão militar em serviço no Algarve.”  Foto © Pixabay

 

A Diocese do Algarve confirmou que está a investigar uma denúncia de abuso sexual de menores que terá ocorrido no seu território, há mais de trinta anos.

A denúncia foi feita no programa de Manuel Luís Goucha na TVI por Telmo Simão, que se apresentou como vítima e que teria sido abusado por um capelão militar em serviço no Algarve, enquanto o menor residia na Casa dos Rapazes, uma instituição particular de solidariedade social.

Telmo terá sido internado na Casa aos 9 anos. No programa, resume a Renascença, relatou que foi abusado por residentes mais velhos, mas também “por monitores que lá trabalhavam com crianças e por um capelão do exército”. Segundo ele, os casos nunca foram denunciados porque as crianças “levavam porrada” se o fizessem, e “a própria instituição protegia” os agressores.

Na sequência destas acusações públicas, o bispo do Algarve, Manuel Quintas, convocou a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis e informou que “comunicou o caso à Congregação da Doutrina da Fé, deu disso conhecimento ao Ministério Público da Comarca de Faro e determinou a realização de uma investigação prévia, nos termos canónicos, para averiguar da credibilidade da denúncia produzida”.

Num comunicado, que pode ser lido na Folha de Domingo, o jornal da Diocese, o bispo assegura que esta nunca recebeu qualquer denúncia sobre nenhum caso, nem antes nem depois da revelação feita no programa, tendo depois envidado esforços para contactar Telmo Simão e marcar um primeiro encontro com ele. O padre acusado colocou-se de imediato à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This