“Edith Stein mulher, pedagoga fenomenóloga e mística” é o tema da jornada que decorre nesta quarta-feira, 20 de Abril, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, a partir das 15h – e que pode ser seguida presencialmente ou através do zoom (em ambos os casos, implica uma inscrição prévia, gratuita, para geral@ieacgo.pt ou 969 309 787).
A sessão de abertura estará a cargo dos organizadores da jornada: José M.S.Rosa, José Domingues, Eugénia Abrantes e Ana Leonor Santos. José Rosa, professor da UBI, e Eliete Duarte, da editora, apresentarão depois o livro Edith Stein. Vida de uma Família Judia e Outros Escritos Autobiográficos (ed. Paulinas).
Seguem-se três conferências temáticas sobre Edith Stein: Adair Aparecida Sberga (Brasil) falará sobre “A formação da pessoa em Edith Stein”; António Fidalgo (UBI) tratará o tema “Edith Stein: fenomenologia da intropatia” e Sancho Fermin (Universidad de la Mística, Ávila, Espanha) aprofunda a questão “Mística y Antropología: el camino hacia la plenitud del ser humano. Síntesis vital y doctrinal de Edith Stein”.
Nascida judia prussiana em Breslávia (Wrocław), actual Polónia), em 1891, Edith Stein converteu-se ao catolicismo em 1922. Entrou para o Carmelo onze anos depois, no ano em que os nazis ascendiam ao poder na Alemanha. Presa pela Gestapo em 1942, seria assassinada nas câmaras de gás de Auschwitz. Discípula de Edmund Husserl e formada em Fenomenologia, Edith Stein deixou uma vasta obra, onde ressalta a sua dimensão mística. Foi canonizada em 1988 pelo Papa João Paulo II. O volume que será apresentado na Covilhã é o primeiro da colecção das Obras Completas que Paulinas Editora publicará nos próximos anos.