O Colóquio Um Islão da Palavra realiza-se no âmbito da exposição Publicações islâmicas em Portugal (1968-2024), visando abordar, através de comunicações e debates, expressões escritas do islão no Portugal contemporâneo. Em particular, serão abordadas, entre outras questões: as traduções do Alcorão para a língua portuguesa; as dinâmicas editoriais e comunitárias dos muçulmanos em Portugal nas últimas décadas; as especificidades de alguns projetos editoriais e contextos religiosos a eles relacionados.
No âmbito deste colóquio, são homenageadas duas importantes figuras literárias, nomeadamente o editor Yiossuf Adamgy e o poeta António Barahona Muhammad ‘Abdur-Rashid. Além disso, terá lugar uma conversa sobre a importância da palavra escrita na Ciência e na Religião, com os diretores do mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, uma das instituições organizadoras do Colóquio, cuja comissão científica e organizadora é composta por Fabrizio Boscaglia, Pedro Soares (Universidade Lusófona) e AbdoolKarim Vakil (King’s College).
Após o colóquio, terá ainda lugar uma visita guiada à exposição Publicações islâmicas em Portugal (1968-2024).
Programa
14h30 – Abertura dos trabalhos | Fabrizio Boscaglia e Pedro Soares
14h40 – As constelações dum Islão em português: identidade e comunidade do colonialismo à atualidade | AbdoolKarim Vakil
15h00 – As traduções do Alcorão para português | Mostafa Zekri
15h20 – A editora Al Furqán e o Islão em Portugal | Yiossuf Adamgy e Pedro Soares (conversa)
15h40 – Debate
16h00 Pausa
16h30 – Apresentação do livro Ibn ‘Arabī, O Adorno dos Abdāl (2ª ed., Al-Barzakh, 2024) | Fabrizio Boscaglia
16h50 – Palestra em homenagem a António Barahona Muhammad ‘Abdur-Rashid | Manuele Masini
17h10 – Scripta manent – Maktūb: a palavra escrita entre Ciência e Religião | Jorge Botelho Moniz e Fabrizio Boscaglia (conversa inaugural do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona)
17h30 – Representações sociais dos ismailis e do Ismailismo: navegando entre a reputação e a (in)visibilidade | Faranaz Keshavjee
17h50 – Debate
18h10 – Encerramento do Colóquio
18h20 – Visita guiada à mostra Publicações islâmicas em Portugal (1968-2024) com o comissário Pedro Soares
(Informação da organização)





