AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

A torre de Jesus Cristo, a mais alta e a mais central das 18 torres da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, deverá estar terminada até à primeira semana de junho de 2026. Imagem, a partir de vídeo © Basílica da Sagrada Família.
A torre de Jesus Cristo, a mais alta e a mais central das 18 torres da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, deverá estar terminada até à primeira semana de junho de 2026. Imagem, a partir de vídeo © Basílica da Sagrada Família.

Sagrada Família

Gaudí: um santo por acabar

 

O ruído é o primeiro indício, o som persistente de obra: metal contra pedra, vozes que ecoam, pó no ar. A Sagrada Família não é apenas uma basílica; é um estaleiro que se recusa a fechar, como se a ideia de conclusão lhe fosse alheia. Um corpo, mais do que um edifício.

“Não sei se aprovei um louco ou um génio”, terá dito Elies Rogent, em 1878, ao diplomar Antoni Gaudí (1852-1926). A frase atravessou o século e a dúvida deixou de importar. Em 2026, quando se assinala o centenário da sua morte, talvez não se trate já de escolher entre loucura e génio, mas de perceber que ambas as categorias são insuficientes para o que está em causa.

Eu próprio cheguei tarde. Já me tinha “encontrado” com Gaudí, superficialmente. Mas só agora, numa visita recente a Barcelona, o encontro aconteceu. E começou na Casa Vicens. Ali fiquei com a sensação pouco confortável de que tinha sido eu a chegar atrasado a uma longa conversa.

colocada a primeira parte da cruz da torre de Jesus Cristo da Sagrada Família. Foto La Sagrada Familia

“Há aqui uma coerência involuntária: um edifício que resiste a terminar, como se o próprio projecto recusasse alinhar com calendários humanos.” Foto © La Sagrada Família.

Tentei resgatar o tempo perdido de forma quase caricata. Num alfarrabista, encontrei um álbum novo, dez quilos de Gaudí em papel, uma prova material do espanto. Durante o regresso, temi pela indulgência da companhia low cost. Por algumas horas, Gaudí foi excesso de bagagem. E ocorreu-me que a santidade, tal como o génio, começa muitas vezes por ser um peso que não sabemos onde arrumar.

Chamam-lhe o “arquitecto de Deus”. De tão cómoda, a expressão está gasta. O que significa projectar para Deus? Não se trata, penso, de ilustrar o divino, mas de trabalhar o silêncio, sem garantias, como se o cliente fosse, simultaneamente, absoluto e mudo.

Gaudí dedicou mais de quatro décadas à Sagrada Família, os últimos doze quase em exclusividade. Iniciada em 1882, a obra permanece inacabada, apesar de todas as promessas de calendário, incluindo a de 2026, adiada depois da pandemia. Há aqui uma coerência involuntária: um edifício que resiste a terminar, como se o próprio projecto recusasse alinhar com calendários humanos.

Entretanto, em Abril do ano passado, o Vaticano abriu outro processo. Numa semana que antecede a Páscoa, Papa Francisco reconheceu as “virtudes heróicas” de Gaudí, tornando-o “venerável servo de Deus”. Seguem-se etapas, tribunais, milagres (dois, para ser preciso). Um homem que deixou uma das obras mais singulares da arquitectura ocidental precisa agora de provas adicionais do extraordinário? É uma dúvida que me assalta sempre que a burocracia do sagrado tenta medir o imensurável. Neste passo é-me difícil não evocar o Padre Américo da Obra da Rua.

A Igreja responde com prudência. E talvez faça bem. Porque o que há em Gaudí não é o milagre súbito, mas uma persistência.

Há também o homem, progressivamente reduzido ao essencial; alguém que foi afinando a vida até quase desaparecer dentro da obra. Ao ponto de, sendo leigo, ter sido sepultado na própria Sagrada Família. Como se o lugar que construiu o tivesse, por fim, absorvido.

Num tempo obcecado com o produto final, Gaudí trabalha no inacabado. As suas formas não imitam a natureza; continuam-na. A (sua) luz ilumina, mas transforma. Nada ali parece definitivo.

Cá fora, os selfies acumulam-se. Há uma ironia discreta no quadro: as multidões procuram um monumento e encontram um processo. Se a canonização avançar, teremos um santo amplamente partilhado, comprimido em pixéis, filtrado pela luz do ecrã. Um santo que cabe no bolso, mas que continuará a escapar a qualquer definição.

A santidade, como a arquitectura de Antoni Gaudí, não cabe num espartilho de uma forma acabada. Exige tempo, insiste no intervalo, trabalha com o que falta.

É isto que permanece. A Sagrada Família continua por acabar. A santidade também. E talvez Antoni Gaudí nunca tenha querido outra coisa: não terminar. Construir um espaço onde a pergunta resiste, e onde até o excesso de bagagem, com sorte, encontra lugar.

 

Henrique Manuel Pereira é professor da Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This