Frutos da Laudato Sí'

Igreja Católica do Gana vai plantar um milhão de árvores

| 25 Nov 21

A Igreja de Santa Bárbara, no Gana. Bispos lançaram programa de cinco anos. Foto © SandisterTei, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

 

A Conferência dos Bispos Católicos de Gana (GCBC, da sigla em inglês) lançou esta quarta-feira, 24 de novembro, em todo o país, um programa de cinco anos para enfrentar os desafios ambientais, no qual se inclui a plantação de um milhão de árvores.

A iniciativa, intitulada Programa de Ação Laudato Si’, contou com a presença do núncio apostólico (equivalente a embaixador do Papa) no país e traduz o empenhamento dos bispos e da Igreja Católica ganense de promover e proteger o meio ambiente.

Inspirado pelas iniciativas do Papa no quinto aniversário da encíclica Laudato Si’, o programa é financiado por agências católicas como a Caritas da Coreia do Sul e a Caritas do próprio país.

A decisão sobre o plantio de um milhão de árvores até 2026 fora já tomada na assembleia dos bispos no início de junho deste ano. O programa agora lançado inclui essa e outras medidas.

Sublinhe-se que, em abril último, as autoridades do país tinham anunciado um projeto designado “Gana Verde”, que prevê a plantação de três milhões de árvores só em 2021. A iniciativa tomada pelos bispos constitui uma forma de colaborar e reforçar nesse esforço público em favor da causa ambiental.

O arcebispo metropolitano de Cape Coast, Gabriel Charles Palmer-Buckle, sublinhou isso mesmo no ato de lançamento: a Igreja apoiará a agenda anual de plantio de árvores e “mobilizará todas as comunidades no plano das dioceses e paróquias para que tomem ações concretas na proteção do ecossistema”.

Gabriel Charles Palmer-Buckle, que assume as funções de “promotor” do programa, aconselhou os ganenses a considerar o meio ambiente como “uma dádiva de Deus” e a “iniciar medidas positivas para protegê-lo da destruição e degradação”, segundo refere a reportagem o site do jornal News Ghana.

O arcebispo alertou ainda para o problema do “descarte indevido de resíduos, o derrube indiscriminado de árvores”, recurso indevido de cultivo e construção ema zonas de água, lesando a natureza. Observou que algumas espécies de plantas, animais, pássaros, insetos e fauna aquática que ajudavam na manutenção do ecossistema foram extintas em parte devido às más práticas humanas.

O programa prevê um serviço de gestão que assegure a coordenação e monitoramento das ações, devendo ser feitos relatórios e avaliação.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This