Igrejas da Europa apelam a maior esforço das organizações internacionais pela paz em Nagorno-Karabakh

| 8 Out 2020

A Conferência das Igrejas Europeias (CEC, na sigla inglesa), organização ecuménica que representa 114 igrejas da Europa, escreveu aos representantes do Grupo de Minsk (composto pela França, Rússia e Estados Unidos) e do Serviço Europeu para a Ação Externa, pedindo que intensifiquem os esforços na busca de uma solução pacífica duradoura para a região de Nagorno-Karabakh, no Azerbaijão, onde se tem assistido nas últimas semanas a uma escalada do conflito com os separatistas apoiados pela Arménia.

A capital, Stepanakert, foi alvo de violentos bombardeamentos na madrugada desta quarta-feira por parte de forças militares do Azerbaijão e, desde setembro, já morreram mais de 300 militares na sequência dos confrontos. O secretário-geral da CEC sugere a “inclusão de líderes religiosos no processo de negociação de ambos os lados para ajudar à reconciliação entre os dois vizinhos”. Ler mais aqui.

 

Pena de morte volta a matar em 2021

Relatópio da Amnistia Internacional

Pena de morte volta a matar em 2021 novidade

Em 2021 a Amnistia Internacional (AI) confirmou 579 execuções de pessoas condenadas à morte pelo sistema judicial de 18 países. De acordo com a documentação da AI enviada ao 7MARGENS no dia 23 de maio, aquele número representa um crescimento de 20 por cento em relação ao registado no ano anterior. Contudo, graças à pandemia, em 2021 o número de execuções certificadas continua baixo, sendo o segundo menor desde 2010.

Diálogo inter-religioso não é estratégia, mas atitude existencial, diz Javier Melloni

Teólogo jesuíta em Portugal

Diálogo inter-religioso não é estratégia, mas atitude existencial, diz Javier Melloni

“O diálogo inter-religioso não é uma estratégia para sobreviver em tempos de forçada pluralidade, mas trata-se de uma atitude existencial que implica toda a pessoa”, diz o jesuíta catalão Javier Melloni no seu livro Para Um Tempo de Síntese – Presente e futuro das religiões (ed. Fragmenta), que acaba de ser publicado e que o próprio apresentará em Portugal, a partir desta segunda-feira, 23 de Maio, em quatro conferências públicas

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“Domínio”, de Tom Holland: a recomposição da experiência cristã

Uma leitura do Patriarca no 7M

“Domínio”, de Tom Holland: a recomposição da experiência cristã

Este livro de Tom Holland, escritor inglês com vária obra histórica publicada, obteve uma apreciação positiva e generalizada, quando saiu em 2019: “Cativante” (The Times), “Arrebatador” (The Economist), “Fascinante” (Library Journal)… Mais assertivo ainda, The Sunday Times: “Se os grandes livros nos encorajam a olhar o mundo de um modo completamente novo, então Domínio é, sem dúvida, um grande livro.”  

Eventos decorrem até dia 29

Semana Laudato si’ 2022

A Semana Laudato Si’, evento de uma semana de duração que marca o sétimo aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação, contará com uma série de celebrações globais e a primeira apresentação pública do trailer oficial de O Convite, um novo filme com o Papa Francisco.

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This