Reconstrução de casas

Iniciativa angaria fundos para pessoas afetadas no sismo de 2023 na Turquia

| 17 Fev 2024

Mural pintado pelos peregrinos italianos e turcos no Externato de Penafirme. Foto © DR

Mural pintado pelos peregrinos italianos e turcos no Externato de Penafirme. Foto © DR

 

Uma campanha de paroquianos de Vimeiro (Lourinhã) e A-dos-Cunhados (Torres Vedras) em colaboração com o Externato de Penafirme está a reunir donativos para auxiliar as vítimas do sismo de há um ano na Turquia. Até ao fim de fevereiro, todos poderão contribuir para ajudar o Vicariato Apostólico da Anatólia a levar alguma esperança a quem perdeu tudo.

As comunidades das Paróquias de A-dos-Cunhados e do Vimeiro encabeçam este projeto. Em declarações ao 7MARGENS, Cecília Martins, professora no Externato de Penafirme (localizado também em A-dos-Cunhados), esclarece que esta “foi uma iniciativa espontânea de famílias [da zona] da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 que receberam em suas casas peregrinos turcos, em particular da região de Hatay, que foi muito sacrificada com o terramoto” de 6 de fevereiro de 2023.

“Não conseguimos ficar indiferentes ao que eles foram partilhando. Sentimos a necessidade, enquanto cristãos, de fazer qualquer coisa, de dar a nossa ajuda, mesmo que pequena”, diz a professora de Penafirme. “Eles partilharam connosco que muito estava por reconstruir e ainda continua, pelas notícias mais recentes que temos”, acrescenta. “Não foi um pedido da parte deles. O que eles pediram, objetivamente, foi que rezássemos.”

A campanha “Um Coração, Uma Casa” pretende recolher fundos nas missas locais e apela a todos os que puderem e assim o desejarem que contribuam para esta causa através do IBAN PT50 5340 5426 1600 7033 0016 4.

Na madrugada do dia 6 de fevereiro de 2023, um sismo de magnitude 7.8 assolou a Turquia e a Síria, provocando perto de 60 mil vítimas mortais, segundo os números mais recentes do Ministério do Interior Turco. Perto de 2,3 milhões de edifícios ficaram danificados. Um ano depois, quase 700 mil vítimas continuam a habitar em contentores.

Catedral da Anunciação, em Iskenderun (Catedral do Vicariato Apostólico da Anatólia), destruída pelo terramoto

Catedral da Anunciação, em Iskenderun (Catedral do Vicariato Apostólico da Anatólia), destruída pelo terramoto

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This