Morte aos 94 anos

Jesuítas agradecem vida do padre Roque Cabral

| 29 Jun 21

P. Roque Cabral

 

A Companhia de Jesus celebrará nesta quarta-feira, 30, às 18h, uma eucaristia de acção de graças pela vida do padre Roque Cabral, que morreu sexta-feira, 25, em Braga, e cujo funeral se realizou na mesma cidade, nesta segunda-feira, 28.

Membro fundador do Centro de Estudos de Bioética, Roque Cabral dirigiu a enciclopédia Verbo e colaborou nas enciclopédias Polis e Logos, além de ter coordenado o sector de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. A missa decorrerá na Igreja de São Roque, em Lisboa.

“O P. Roque Cabral foi uma pessoa altamente considerada pelo seu equilíbrio e competência profissional”, assinala a Companhia de Jesus numa nota publicada no PontoSJ, portal dos jesuítas em Portugal.

Roque de Aguiar Pereira Cabral nasceu a 5 de Março de 1927, no Lobito (Benguela, Angola) e entrou na Companhia de Jesus em 1944, no Mosteiro de Santa Marinha da Costa, Guimarães. Licenciado em Filosofia em Braga, em 1951, frequentou depois Teologia em San Cugat del Vallés (Barcelona), até 1955.

Ordenado padre nessa localidade em 30 de julho de 1954, Roque Cabral voltou a Portugal em 1956 para exercer as funções de director espiritual do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa. Fez depois o doutoramento em Teologia Dogmática, na Universidade Gregoriana, em Roma.

O padre Roque Cabral regressou a Portugal em 1962, passando a ensinar Ética na Faculdade de Filosofia da UCP, em Braga, e assumindo as funções de redactor da Revista Portuguesa de Filosofia.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This