Morte aos 94 anos

Jesuítas agradecem vida do padre Roque Cabral

| 29 Jun 2021

P. Roque Cabral

 

A Companhia de Jesus celebrará nesta quarta-feira, 30, às 18h, uma eucaristia de acção de graças pela vida do padre Roque Cabral, que morreu sexta-feira, 25, em Braga, e cujo funeral se realizou na mesma cidade, nesta segunda-feira, 28.

Membro fundador do Centro de Estudos de Bioética, Roque Cabral dirigiu a enciclopédia Verbo e colaborou nas enciclopédias Polis e Logos, além de ter coordenado o sector de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. A missa decorrerá na Igreja de São Roque, em Lisboa.

“O P. Roque Cabral foi uma pessoa altamente considerada pelo seu equilíbrio e competência profissional”, assinala a Companhia de Jesus numa nota publicada no PontoSJ, portal dos jesuítas em Portugal.

Roque de Aguiar Pereira Cabral nasceu a 5 de Março de 1927, no Lobito (Benguela, Angola) e entrou na Companhia de Jesus em 1944, no Mosteiro de Santa Marinha da Costa, Guimarães. Licenciado em Filosofia em Braga, em 1951, frequentou depois Teologia em San Cugat del Vallés (Barcelona), até 1955.

Ordenado padre nessa localidade em 30 de julho de 1954, Roque Cabral voltou a Portugal em 1956 para exercer as funções de director espiritual do Colégio de S. João de Brito, em Lisboa. Fez depois o doutoramento em Teologia Dogmática, na Universidade Gregoriana, em Roma.

O padre Roque Cabral regressou a Portugal em 1962, passando a ensinar Ética na Faculdade de Filosofia da UCP, em Braga, e assumindo as funções de redactor da Revista Portuguesa de Filosofia.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores