Fototeca disponível

Mais de cinco mil imagens dos Museus do Vaticano na internet

| 25 Nov 21

A escada em espiral dos Museus do Vaticano. Foto © Ank Kumar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

São mais de cinco mil imagens, catalogadas e organizadas, à disposição de estudiosos e apaixonados de todo o mundo. Segundo o jornal Avvenire, num texto traduzido pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, desde esta quarta-feira que a Fototeca dos Museus do Vaticano passou a estar à distância de um clique, com a disponibilização parcial do seu arquivo na internet.

Trata-se de um património de grande relevância, parte integrante dos museus papais, composto sobretudo por inúmeras imagens históricas, não só dos ambientes e de obras de arte, mas também paisagens e monumentos de Roma e de outras cidades, de Itália e outros países.

Os objetos são, em grande parte, muito delicados, e por esse motivo estão habitualmente acessíveis apenas a investigadores e especialistas, e assim ficaram desconhecidos para o grande público.

A coleção tem vindo a enriquecer-se constantemente graças a novas doações, como a recente do Fundo Andrea Busiri Vici, arquiteto e historiador de arte romana, que compreende mais de dez mil unidades dedicadas à pintura romana dos séculos XVI a XIX.

No seu conjunto, o património da Fototeca é composto por aproximadamente 350 mil negativos originais a preto e branco, 70 mil imagens a cores em película e 49 mil chapas de vidro que constituem a totalidade dos fundos históricos.

 

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar novidade

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Esta é a Igreja que eu amo!

Esta é a Igreja que eu amo! novidade

Fui um dos que, convictamente e pelo amor que tenho à Igreja Católica, subscrevi a carta que 276 católicas e católicos dirigiram ao episcopado português para que, em consonância e decididamente, tomassem “a iniciativa de organizar uma investigação independente sobre os crimes de abuso sexual na Igreja”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This