"Vivemos a JMJ, e agora?"

Mais de três mil jovens vão participar na Jornada Diocesana de Lisboa

| 24 Nov 2023

Quatro mil jovens participaram na Jornada Diocesana da Juventude 2022, em Oeiras.. Foto © Duarte de Mourão Nunes e Marta Lança Pereira COD de Lisboa

No ano passado, a Jornada Diocesana da Juventude decorreu em Oeiras. Foto © Duarte de Mourão Nunes e Marta Lança Pereira/COD de Lisboa

 

Muitos jovens perguntam: “Vivemos a JMJ, e agora?”. Talvez possam encontrar algumas pistas de resposta – ou dá-las eles próprios – no próximo domingo, 26 de novembro, em Vila Franca de Xira, onde vai realizar-se a Jornada Diocesana da Juventude de Lisboa. Estão mais de três mil jovens inscritos e “é tempo de escutá-los para daí projetar a pastoral juvenil”, afirma João Clemente, diretor do Serviço da Juventude daquela diocese, em comunicado enviado ao 7MARGENS.

“Depois da JMJ, este será um momento de recordar e voltar a viver toda a alegria de acolhermos o Santo Padre e os jovens de todo o mundo”, refere o responsável, assinalando que o encontro deste domingo “marca também o início de uma nova etapa”.

A Jornada – que se insere num caminho que iniciou em outubro com encontros de jovens a nível vicarial, e continuará com o fórum Geração RiseUp, em dezembro – terá como ponto central o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, mas espalhar-se-á por vários pontos da cidade, onde decorrerão diferentes workshops.

O dia – que coincide com a solenidade de Cristo Rei do Universo e é subordinado ao mote “Alegres na Esperança”, proposto pelo Papa Francisco.- será também marcado por uma Caminhada pela Paz, que partirá às 12h da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Seguir-se-á um concerto do artista Buba Espinho.

À semelhança de edições anteriores e “à luz da experiência da JMJ Lisboa 2023”, existirá um espaço de confissões, designado Parque do Perdão, e um espaço de descoberta de carismas da Igreja, a Feira Vocacional.

Este dia será o primeiro grande encontro dos jovens da diocese de Lisboa com o seu novo patriarca, Rui Valério, que presidirá à missa de envio, aberta a todos, pelas 17 horas.

As inscrições online já se encontram encerradas, mas aqueles que não se tenham registado e pretendam ainda participar, poderão fazê-lo no próprio dia, dirigindo-se ao local de check-in.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This