"Vivemos a JMJ, e agora?"

Mais de três mil jovens vão participar na Jornada Diocesana de Lisboa

| 24 Nov 2023

Quatro mil jovens participaram na Jornada Diocesana da Juventude 2022, em Oeiras.. Foto © Duarte de Mourão Nunes e Marta Lança Pereira COD de Lisboa

No ano passado, a Jornada Diocesana da Juventude decorreu em Oeiras. Foto © Duarte de Mourão Nunes e Marta Lança Pereira/COD de Lisboa

 

Muitos jovens perguntam: “Vivemos a JMJ, e agora?”. Talvez possam encontrar algumas pistas de resposta – ou dá-las eles próprios – no próximo domingo, 26 de novembro, em Vila Franca de Xira, onde vai realizar-se a Jornada Diocesana da Juventude de Lisboa. Estão mais de três mil jovens inscritos e “é tempo de escutá-los para daí projetar a pastoral juvenil”, afirma João Clemente, diretor do Serviço da Juventude daquela diocese, em comunicado enviado ao 7MARGENS.

“Depois da JMJ, este será um momento de recordar e voltar a viver toda a alegria de acolhermos o Santo Padre e os jovens de todo o mundo”, refere o responsável, assinalando que o encontro deste domingo “marca também o início de uma nova etapa”.

A Jornada – que se insere num caminho que iniciou em outubro com encontros de jovens a nível vicarial, e continuará com o fórum Geração RiseUp, em dezembro – terá como ponto central o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, mas espalhar-se-á por vários pontos da cidade, onde decorrerão diferentes workshops.

O dia – que coincide com a solenidade de Cristo Rei do Universo e é subordinado ao mote “Alegres na Esperança”, proposto pelo Papa Francisco.- será também marcado por uma Caminhada pela Paz, que partirá às 12h da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Seguir-se-á um concerto do artista Buba Espinho.

À semelhança de edições anteriores e “à luz da experiência da JMJ Lisboa 2023”, existirá um espaço de confissões, designado Parque do Perdão, e um espaço de descoberta de carismas da Igreja, a Feira Vocacional.

Este dia será o primeiro grande encontro dos jovens da diocese de Lisboa com o seu novo patriarca, Rui Valério, que presidirá à missa de envio, aberta a todos, pelas 17 horas.

As inscrições online já se encontram encerradas, mas aqueles que não se tenham registado e pretendam ainda participar, poderão fazê-lo no próprio dia, dirigindo-se ao local de check-in.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um casal em 2024

Um casal em 2024 novidade

“A D. Georgina e o Senhor Amaro comentam o trânsito dos jovens, ele irritado: isto é gente de fora, do karaté ou lá o que é, daquelas coisas chinesas de dar porrada. Ela, rancorosa: pois, deixam-nos vir para cá para aprenderem a fazer-nos mal, deviam era mandá-los a todos para a terra dele”. Um texto de Nuno Caiado, baseado num episódio real testemunhado em Lisboa.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This