Custos não foram divulgados

Marcelo destaca “unidade total” entre organizadores da JMJ

| 4 Ago 2022

jmj visita obras marcelo Foto reproduzida da página no Twitter do GMAAP

“Aqui fica, pela primeira vez depois de uma Jornada Mundial da Juventude, uma obra para as comunidades: para a comunidade de Loures, de Lisboa, para todo o país”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa após a visita ao local onde decorrerão os eventos conclusivos da JMJ: Foto reproduzida da página no Twitter do GMAAP.

 

Marcelo Rebelo de Sousa garante que existe um “entendimento” entre os diferentes responsáveis públicos em torno da preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorrerá em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023. Após uma visita que o próprio solicitou ao ao local que vai acolher os eventos conclusivos da JMJ, junto ao rio Trancão, o Presidente da República explicou que “há sempre questões a acertar quanto ao calendário, ao financiamento, à intervenção das várias entidades no que é preciso fazer”, e garantiu que “está acertado e, daqui por diante, ainda mais do que no passado, a unidade é total”.

Acompanhado pela ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, e pelo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Américo Aguiar, bispo auxiliar do Patriarcado, Marcelo saudou “os avanços já feitos e aqueles que virão a ser feitos, de forma ainda mais acelerada”.

O Presidente destacou que se tratam de obras de uma dimensão particular, considerando que o investimento feito para a JMJ 2023 “não se esgota” nos dias em que o evento decorre. “Aqui fica, pela primeira vez depois de uma Jornada Mundial da Juventude, uma obra para as comunidades: para a comunidade de Loures, de Lisboa, para todo o país. Nas mais pequenas coisas; a ponte pedonal, o passeio ciclo-pedonal, os parques, uma realidade que não existia e que era tão importante, quer do lado de Lisboa quer do lado de Loures. E fica em termos de qualidade de vida para as pessoas, no futuro e próximas gerações”, sustentou.

Questionados pelos jornalistas sobre os valores já investidos e a investir na realização do evento, nenhum dos autarcas quis avançar com números concretos, tendo afirmado que a informação sobre aquilo que cada entidade irá investir e disponibilizar será tornada pública brevemente.

Uma nova visita por parte de Marcelo Rebelo de Sousa ficou já agendada para daqui a três meses.

 

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio

Nagorno-Karabakh

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio novidade

Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma

Editorial

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma novidade

Houve quem já comparasse a importância da assembleia sinodal da Igreja Católica, que na próxima quarta-feira, 4, se inicia em Roma, à que teve o II Concílio do Vaticano (1962-65): tal como então, estamos diante de uma assembleia magna que pretende traçar um diagnóstico do actual estado da Igreja e apontar caminhos de futuro ao nível da comunhão, participação e missão.

Servir sociedades destroçadas

Que espero do Sínodo católico? (2)

Servir sociedades destroçadas novidade

Espero que esta Assembleia-Geral seja um sinal de grande abertura para continuarmos a caminhar juntos. Que seja uma etapa de onde saiam um renovado entusiasmo e novos desafios para mais um ano de encontros, reflexão, propostas e concretizações por parte de grupos de católicos em todo o mundo. Que seja um momento de espanto para crentes e não crentes: “tanta coisa os separa, tantas opiniões opostas, tantos modos diferentes de expressar a fé e, no entanto… tanta vontade, tanto gosto, tanta certeza em permanecerem juntos”.

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This