A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém promovem nesta sexta-feira, 3 de Junho, as VII Jornadas de Museologia nas Misericórdias. Com início às 9h30, a iniciativa prolonga-se até às 18h, terminando com uma visita guiada à Capela Dourada e à Igreja de Jesus Cristo (da Misericórdia), a partir das 16h30.
Reflectir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias é o propósito desta iniciativa, que decorre na Igreja da Misericórdia, em Santarém, e que retoma a sua realização, depois de dois anos de interregno.
As Jornadas, diz uma nota de imprensa enviada ao 7MARGENS, pretendem “aprofundar as boas práticas para a protecção e conservação deste património”. Outro dos propósitos é o de debater “os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias pode representar para o desenvolvimento da economia do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade das Santas Casas”.
“Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais”, diz ainda a nota.
As misericórdias têm 82 espaços museológicos, incluindo museus, casas-museu, núcleos, centros interpretativos, centros de memória ou colecções visitáveis.