Salesianos em Istambul

Novo centro social para aliviar dificuldades dos imigrantes

| 24 Ago 21

istambul turquia foto batuhanztrk

Istambul é uma das cidades europeias com a população mais jovem, e à qual chegam muitos refugiados vindos do Paquistão, Nigéria, Burquina Fasso,  Mali, ou Costa do Marfim.  Foto © Batuhanztrk.

 

Kolay gelsin quer dizer “boa sorte” em turco, mas literalmente significa “que te seja leve”. É este alívio que os salesianos do Vicariato Apostólico de Istambul pretendem oferecer aos imigrantes com a construção de um novo centro social em Evrim. A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) já se comprometeu a apoiar a iniciativa.

“Muito se tem falado sobre os refugiados do Iraque ou da Síria, mas na Turquia há muitos outros, vindos, por exemplo, do Paquistão, Nigéria, Burquina Fasso, Mali ou Costa do Marfim. Alguns deles esperam seis ou sete anos por um visto”, referiu o padre Simon Härting, salesiano nascido na Alemanha e em missão na Turquia há três anos, durante a sua visita à sede internacional da AIS em Königstein (Alemanha).

Foi por isso que os salesianos se dedicaram à educação dos filhos destas famílias e gerem uma escola para mais de 400 crianças e um pequeno centro juvenil para 40 adolescentes no Campus Evrim, em Bomonti. Bomonti é um bairro tradicionalmente cristão que em tempos foi uma periferia de Istambul, mas hoje está no coração da cidade e é marcado pela presença de um grande número de famílias de imigrantes de diferentes culturas.

A constante chegada de novas famílias imigrantes torna necessária, para os padres salesianos poderem prestar um melhor serviço pastoral, a construção de novas instalações. O projeto apoiado pela AIS vai permitir erguer uma nova paróquia e um novo centro social no terreno do Campus de Evrim, para beneficiar todos, residentes locais e imigrantes, e facilitar um intercâmbio cultural entre os jovens residentes no bairro.

“Muitos refugiados carregam fardos muito pesados, difíceis de suportar. O novo centro pretende ser este kolay gelsin, um alívio e uma bênção para todos eles”, explicou o padre Simon. Os salesianos sentem-se inspirados por esta saudação: Kolay gelsin’: que te seja leve, queira Deus que haja alívio. “A nossa vocação é aliviar os fardos uns dos outros e trazer a salvação ao mundo para todos nós. O presente da alegria e da salvação é o presente que gostaríamos de oferecer ao fundar este novo centro no Campus Evrim”, conclui o padre Simon.

A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Bomonti, é a única igreja em Istambul dedicada exclusivamente à comunidade católica de língua turca. Nas outras paróquias, o grego e o francês predominam sobre a língua turca, porque Istambul é uma cidade multicultural e multilingue. A população de Istambul aumentou 10 vezes nos últimos 50 anos e esta é uma das cidades europeias com a população mais jovem.

 

Nós somos porque eles foram. E nós seremos nos que vierem a ser.

Nós somos porque eles foram. E nós seremos nos que vierem a ser. novidade

A homenagem aos que perderam as suas vidas nesta pandemia é uma forma de reconhecermos que não foram só os seus dias que foram precoce e abruptamente reduzidos, mas também que todos nós, os sobreviventes, perdemos neles um património imenso e insubstituível. Só não o perderemos totalmente se procurarmos valorizá-lo, de formas mais ou menos simbólicas como é o caso da Jornada da Memória e da Esperança deste fim-de-semana, mas também na reflexão sobre as nossas próprias vidas e as das gerações que nos sucederão.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Parlamento aprovou voto de solidariedade com vítimas da pandemia e iniciativa cidadã

Jornada da Memória e da Esperança

Parlamento aprovou voto de solidariedade com vítimas da pandemia e iniciativa cidadã novidade

A Assembleia da República (AR) manifestou o seu apreço pela Jornada de Memória e Esperança, que decorre neste fim-de-semana em todo o país, através de um voto de solidariedade com as vítimas de covid-19 e com as pessoas afectadas pela pandemia, bem como com todos os que ajudaram no seu combate, com destaque para os profissionais de saúde.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This