O desaparecimento dos gigantes da fé

| 5 Mai 21

De vez em quando temos a sensação de que se está a passar na porta giratória para um mundo diferente. Em especial quando se toma consciência de que alguns dos maiores gigantes do mundo cristão nos deixaram.

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René Padilla

René Padilla: “O “pai” do conceito de “missão integral” que revolucionou as teologias do continente, em particular a missiologia.” Foto: Retirada do sitio oficial do Facebook

 

 O mais recente foi o grande teólogo e pensador protestante latino-americano René Padilla (1932-2021), o “pai” do conceito de “missão integral” que revolucionou as teologias do continente, em particular a missiologia. Com estudos em filosofia nos Estados Unidos e doutoramento em teologia em Inglaterra, Padilla foi membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana, dirigiu a editora Kairos, ligada à Fundação Kairos e presidiu à Tearfund, uma instituição internacional de solidariedade social. Em 1999 criou e dirigiu a Rede Miqueias, uma comunidade global de cristãos que conta com 550 membros em mais de 80 países, incluindo Portugal e que junta ONG´s, organizações humanitárias, missionárias, escolas, igrejas e indivíduos mobilizados e comprometidos com a missão integral.

Nascido no Equador fixou-se na Argentina, tendo mantido actividade significativa como autor e organizador de obras publicadas em diversas línguas. Como David C. Kirkpatrick escreveu no seu obituário “Padilla era mais conhecido como o pai da missão integral, uma estrutura teológica que foi adoptada por mais de 500 missões cristãs e organizações de ajuda humanitária, incluindo Compassion International e World Vision. A missão integral levou os evangélicos ao redor do mundo a ampliar a sua missão cristã, argumentando que a acção social e o evangelismo eram componentes essenciais e indivisíveis – nas palavras de Padilla, ‘duas asas de um avião”.

Padilla teve a coragem de, ao discursar no Congresso de Lausanne (1974) perante quase 2.500 líderes evangélicos e protestantes de mais de 150 países e 135 denominações, ter interpretado “as esperanças e sonhos de muitos evangélicos do Sul Global que buscaram igualdade na tomada de decisões de igrejas e organizações missionárias em todo o mundo.” Em particular
Padilla exortou os americanos a arrependerem-se de exportar o “american way of life” para campos missionários em todo o mundo, desprovidos de responsabilidade social e cuidado com os pobres, defendendo assim um conceito de “missão integral”. Uma frase que ficou foi: “Jesus Cristo veio não apenas para salvar a minha alma, mas para formar uma nova sociedade”.

Apesar de ser convidado recorrentemente para assumir cargos na América, este filho de um alfaiate optou por permanecer na América Latina, pastoreando entre os pobres, ele que, ainda muito jovem foi moldado por um contexto de violência, opressão e exclusão, vendo a sua casa atacada com bombas incendiárias e tendo sofrido várias tentativas de assassinato contra ele e o seu pai devido ao testemunho da fé.

Padilla irritava alguns dos seus críticos, que se recusavam a considerar a ética social como parte da mensagem do evangelho, pois cheirava-lhes a evangelho social e liberalismo teológico. Mas aquilo que René Padilla – aliado a Samuel Escobar, Pedro Arana e outros – fez com a sua região de origem, a América Latina, terão os europeus de fazer com a Europa, isto é, uma autonomização da influência teológica americana, de características marcadamente imperialistas.

Ainda Kirkpatrick: “A relação entre sofrimento e teologia era orgânica para Padilla. Quando jovem, ele lembrou ‘o desejo de compreender o significado da fé cristã em relação às questões de justiça e paz numa sociedade profundamente marcada pela opressão, exploração e abuso de poder’. A questão para Padilla não era se o evangelho falava para um contexto desafiador da América Latina, mas como. Essas perguntas levaram Padilla a buscar respostas na educação teológica e no ministério prático entre estudantes universitários.”

O desaparecimento das grandes figuras de homens e mulheres que ficaram para a história sempre deixaram atrás de si um sentimento de orfandade, de vazio, que as gerações seguintes haveriam de colmatar já que, como se sabe, a natureza tem horror ao vazio.

Quando se vão figuras como os protestantes latino-americanos René Padilla ou o inglês John Stott (1921-2011), o evangélico norte-americano Billy Graham (1918-2018) e o católico europeu Hans Kung (1928-2021) é caso para pensar que outros se levantarão, porque Deus nunca ficou sem testemunhas. Até porque, se necessário, ele mesmo fará com que as próprias pedras falem: “E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19:40).

 

José Brissos-Lino é director do mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, coordenador do Instituto de Cristianismo Contemporâneo e director da revista teológica Ad Aeternum; texto publicado também na página digital da revista Visão.

 

Padre João Felgueiras, 100 anos: várias memórias e três imagens

Missionário em Timor

Padre João Felgueiras, 100 anos: várias memórias e três imagens novidade

O padre João Felgueiras, padre jesuíta e missionário em Timor-Leste desde 1971, atravessou a época colonial portuguesa (até 1975), a ocupação indonésia (1975-1999) e os anos da independência (2002 até hoje). Completando 100 anos neste 9 de Junho (viveu 50 anos em Portugal e outros 50 em Timor-Leste), o jesuíta foi o centro de uma pequena homenagem em Díli, que incluiu a publicação de um livro com vários depoimentos. Dele se extraem vários elementos que a seguir se coligem acerca da vida deste homem e padre que, durante a ocupação indonésia, apoiou a resistência timorense e que chegou a enviar recados para os políticos portugueses (ver texto de Adelino Gomes no final).  

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Crónica

Isto não é gozar com quem…?

[Segunda Leitura]

Isto não é gozar com quem…?

Ler jornais é saber mais. Vamos, então, a alguma leitura. Esta notícia, por exemplo: “Relação diz que pontapés e palmadas não são violência doméstica” (JN, 28/5/2021). O caso diz respeito a um homem que foi condenado, em primeira instância, a ano e meio de prisão e ao pagamento de uma indemnização de mil euros, por ter sido o autor destes atos de violência para com a sua companheira.

Breves

Ano de S. José em Coimbra

Dia do Ambiente assinalado com plantação de cedro do Líbano

A Paróquia de S. José, em Coimbra assinalou, no passado sábado, o Dia Mundial do Ambiente com a plantação de um Cedro do Líbano no jardim junto à igreja.  Um momento que contou com a presença de Helena Freitas, professora do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, e de um grupo de crianças da catequese, do Grupo ASJ – Adolescentes de São José e de vários paroquianos.

Vaticano

Papa “magoado” com restos mortais de 215 crianças no Canadá

O Papa Francisco confessou-se magoado com a descoberta dos restos mortais de 215 crianças numa antiga escola católica para crianças indígenas no Canadá, pedindo respeito pelos direitos e culturas dos povos nativos. No entanto, não apresentou um pedido de desculpas, como pretendem o Governo daquele país e dirigentes de comunidades autóctones.

Acordo histórico

G7 estabelece em 15% a taxa mínima de IRC

Os ministros das Finanças dos setes países ocidentais mais ricos chegaram a acordo durante os encontros paralelos da cimeira do G7, que decorreram sexta e sábado, 5 de junho, em Londres, para fixar a taxa de IRC sobre as empresas num mínimo de 15 por cento. A decisão dá início a um processo de reforma do sistema financeiro mundial da maior importância, pondo em causa os paraísos fiscais e a tendência de décadas de redução das taxas sobre lucros das empresas.

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