
Michele Madonna é filho do proprietário de uma discoteca e antigo disc-jockey. Imagem captada no YouTube.
Filho do proprietário de uma discoteca, ele próprio disc-jockey desde jovem, Michele Madonna resolveu usar os conhecimentos do seu antigo ofício para organizar uma rave e chegar mais próximo dos jovens. Pormenor importante: hoje em dia, Michele é pároco da comunidade de Santa Maria di Montesanto, em Nápoles, Itália.
Estes métodos pastorais peculiares, como os descreve a Vida Nueva Digital, valeram a Michele um telefonema inesperado e que ficou em segredo durante muito pouco tempo. Na quinta-feira passada, dia 4, o Papa Francisco ligou-lhe, manifestando o seu interesse por estes métodos que já fizeram do padre uma figura mediática — em fevereiro, tinha colocado os confessionários da paróquia nas ruas. “Pronto, non uno scherzo, sono il Papa” (“Estou, não é uma piada, eu sou o Papa”), terá dito Francisco no início da conversa com o padre, de acordo com o Napoli Affari.
Nascido em 1974, ordenado padre aos 30 anos, Michele Madonna, 48 anos, foi DJ antes de passar pelo seminário, e há quase um mês organizou uma rave, descrita pela Vida Nueva como uma festa de música eletrónica, na qual participaram centenas de jovens, dançando a noite toda ao som de “música cristã” misturada em ritmos de discoteca e alternando com momentos de oração comunitária.
De acordo com o jornal local, citado pela Vida Nueva, o padre Madonna contou que o Papa lhe pediu detalhes sobre as suas atividades e que o convidou a mantê-lo informado no futuro sobre o seu trabalho. A música serve a Madonna – as suas composições estão presentes em plataformas como o Spotify ou a Apple Music — para chegar aos jovens “afastados” da Igreja num território com diferentes problemáticas sociais.