Nápoles, Itália

O padre que fez uma rave e recebeu os parabéns de Francisco

| 7 Ago 2022

Michele Madonna é filho do proprietário de uma discoteca e um antigo disc-jockey. Foto: Direitos reservados.

Michele Madonna é filho do proprietário de uma discoteca e antigo disc-jockey. Imagem captada no YouTube.

 

Filho do proprietário de uma discoteca, ele próprio disc-jockey desde jovem, Michele Madonna resolveu usar os conhecimentos do seu antigo ofício para organizar uma rave e chegar mais próximo dos jovens. Pormenor importante: hoje em dia, Michele é pároco da comunidade de Santa Maria di Montesanto, em Nápoles, Itália.

Estes métodos pastorais peculiares, como os descreve a Vida Nueva Digital, valeram a Michele um telefonema inesperado e que ficou em segredo durante muito pouco tempo. Na quinta-feira passada, dia 4, o Papa Francisco ligou-lhe, manifestando o seu interesse por estes métodos que já fizeram do padre uma figura mediática — em fevereiro, tinha colocado os confessionários da paróquia nas ruas. “Pronto, non uno scherzo, sono il Papa” (“Estou, não é uma piada, eu sou o Papa”), terá dito Francisco no início da conversa com o padre, de acordo com o Napoli Affari. 

Nascido em 1974, ordenado padre aos 30 anos, Michele Madonna, 48 anos, foi DJ antes de passar pelo seminário, e há quase um mês organizou uma rave, descrita pela Vida Nueva como uma festa de música eletrónica, na qual participaram centenas de jovens, dançando a noite toda ao som de “música cristã” misturada em ritmos de discoteca e alternando com momentos de oração comunitária.

De acordo com o jornal local, citado pela Vida Nueva, o padre Madonna contou que o Papa lhe pediu detalhes sobre as suas atividades e que o convidou a mantê-lo informado no futuro sobre o seu trabalho. A música serve a Madonna – as suas composições estão presentes em plataformas como o Spotify ou a Apple Music — para chegar aos jovens “afastados” da Igreja num território com diferentes problemáticas sociais.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores