Recolha de fundos a 29 de junho

Óbolo de São Pedro voltou a crescer em 2021

| 16 Jun 2022

Pela primeira vez em seis anos as receitas da Santa sé conheceram um aumento em relação ao ano anterior. Na foto, a escada em espiral dos Museus do Vaticano. Foto © Ank Kumar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

 

A angariação de fundos através do “óbolo de São Pedro” ascendeu a 46,9 milhões de euros em 2021, divulgou o Vaticano no dia 16 de junho. Pela primeira vez em seis anos as receitas conheceram um aumento em relação ao ano anterior (44,1 milhões em 2020) e, também pela primeira vez, foi apresentado um extenso relatório sobre a origem e o destino dos dinheiros do óbolo.

O óbolo de São Pedro recolhe as ofertas dos católicos de todo o mundo e destina-se a apoiar a ação caritativa desenvolvida diretamente pelo Papa. A coleta é feita no dia 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo (ou no domingo mais próximo desta data) em todas as dioceses do mundo. A esses fundos juntam-se ofertas recebidas por transferências bancárias, doações, legados, heranças e também créditos via internet.

Os dados divulgados no dia 16 de junho pelo padre Juan Antonio Guerrero Alves, prefeito da Secretaria de Economia, mostram que, em 2021, a maioria das doações (65%) veio de dioceses, cerca de 10% de fundações e quantias menores vieram de doadores privados e institutos religiosos. Geograficamente, os maiores contribuintes foram os Estados Unidos (29,3%), a Itália (11,3%), a Alemanha (5,2%), a Coreia (3,2%) e a França (2,7%). A coleta por país cobre 75 por cento do total, sendo o restante doado à Santa Sé por fundações e institutos religiosos.

As despesas totais suportadas em 2021 pelo óbolo de São Pedro ascenderam a 65,3 milhões, obrigando a mobilizar ativos da instituição pelo montante de 18,4 milhões. 

As atividades promovidas pela Santa Sé no âmbito da missão apostólica do Papa absorveram 55,5 milhões de euros, enquanto 9,8 milhões foram doados para apoiar 157 projetos de assistência em 67 países.

Estes quase 10 milhões de euros integram o total de 35 milhões de euros que em 2021, a Santa Sé entregou a dioceses com poucos meios, a institutos religiosos e a fiéis em grande dificuldade (pobres, crianças, idosos, mas também vítimas de catástrofes naturais, vítimas de guerra, refugiados, migrantes, etc…). A África foi a principal beneficiária (41,8%), seguida da América (23,5%), Ásia (8,2%) e Europa (1%). 

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This