
O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella (à direita), e o seu subsecretário, Graham Bell, deram a conhecer aos jornalistas os preparativos já em marcha para o Jubileu 2025. Foto © Vatican Media.
Pelo menos 32 milhões de peregrinos são esperados em Roma para o Jubileu 2025, avançou o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella, em conferência de imprensa esta terça-feira, 9 de maio, precisamente a um ano de serem divulgadas as datas oficiais de início e encerramento do próximo ano jubilar. Os preparativos já estão em marcha, desde o planeamento de obras estruturais para tornar a cidade mais acolhedora, à criação de um site, aplicação e cartão do peregrino, e passando pela organização de inúmeras iniciativas culturais e artísticas.
De resto, algumas dessas iniciativas terão lugar já este ano. É o caso da primeira grande exposição que poderá ser vista nos próximos meses de setembro e outubro na Igreja Sant’Agnese in Agone, na Piazza Navona: uma mostra do artista espanhol renascentista El Greco, com “obras que nunca deixaram Espanha e que foram colocadas à disposição justamente para esta circunstância, quase que para dar início oficial às iniciativas culturais”, afirmou Rino Fisichella.
O arcebispo italiano acrescentou que a maioria destas iniciativas será de acesso gratuito e que muitas poderão ter um carácter itinerante, saindo das igrejas para ir até aos hospitais e prisões, por exemplo, num movimento que reflita o lema do Jubileu 2025, “Peregrinos de Esperança”, e leve essa esperança a diferentes lugares.
Um novo site – www.iubilaeum2025.va, já ativo em italiano – estará disponível em nove línguas a partir desta quarta-feira. A partir de setembro, o portal dará a possibilidade de fazer a inscrição nos eventos do Jubileu, nomeadamente a peregrinação à Porta Santa, sublinhou o subsecretário do Dicastério, Graham Bell, também presente na conferência de imprensa. O site incluirá uma Área do Peregrino, onde será possível obter o Cartão do Peregrino, em versão digital, que terá dupla função: ajudar a gerir os milhões de peregrinos presentes em Roma, e oferecer serviços com descontos nos setores dos transportes, hotelaria e restauração.
Uma aplicação para Android e IOS – a iubilaeum2025 – também estará ativa a partir de setembro deste ano, assim como os perfis sociais no YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e até no TikTok.
Já no dia 1 de junho será aberto um Centro para Peregrinos na Via della Conciliazione 7, em Roma. No Info Point para o Jubileu, fiéis e turistas poderão pedir informações sobre como participar, como tornar-se voluntário ou sobre como organizar a sua própria peregrinação em 2025.
Estão também prestes a começar várias obras estruturais necessárias “para tornar a cidade mais moderna, inclusiva e sustentável”, nomeadamente no percurso entre Castel Sant’Angelo e o início da Via della Conciliazione, que dá acesso à Praça São Pedro e por onde ainda há circulação de veículos, que será fechado para criar uma grande área exclusiva a pedestres. As obras devem iniciar-se em julho, “com a esperança de que a 8 de dezembro de 2024 as maiores intervenções já estejam concluídas”.