Apresentação à imprensa

Obras, exposições, app, site e 32 milhões de peregrinos em Roma para o Jubileu 2025

| 9 Mai 2023

Rino Fisichella, e pelo subsecretário, dom Graham Bell

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella (à direita), e o seu subsecretário, Graham Bell, deram a conhecer aos jornalistas os preparativos já em marcha para o Jubileu 2025. Foto © Vatican Media.

 

Pelo menos 32 milhões de peregrinos são esperados em Roma para o Jubileu 2025, avançou o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella, em conferência de imprensa esta terça-feira, 9 de maio, precisamente a um ano de serem divulgadas as datas oficiais de início e encerramento do próximo ano jubilar. Os preparativos já estão em marcha, desde o planeamento de obras estruturais para tornar a cidade mais acolhedora, à criação de um site, aplicação e cartão do peregrino, e passando pela organização de inúmeras iniciativas culturais e artísticas.

De resto, algumas dessas iniciativas terão lugar já este ano. É o caso da primeira grande exposição que poderá ser vista nos próximos meses de setembro e outubro na Igreja Sant’Agnese in Agone, na Piazza Navona: uma mostra do artista espanhol renascentista El Greco, com “obras que nunca deixaram Espanha e que foram colocadas à disposição justamente para esta circunstância, quase que para dar início oficial às iniciativas culturais”, afirmou Rino Fisichella.

O arcebispo italiano acrescentou que a maioria destas iniciativas será de acesso gratuito e que muitas poderão ter um carácter itinerante, saindo das igrejas para ir até aos hospitais e prisões, por exemplo, num movimento que reflita o lema do Jubileu 2025, “Peregrinos de Esperança”, e leve essa esperança a diferentes lugares.

Um novo sitewww.iubilaeum2025.va, já ativo em italiano – estará disponível em nove línguas a partir desta quarta-feira. A partir de setembro, o portal dará a possibilidade de fazer a inscrição nos eventos do Jubileu, nomeadamente a peregrinação à Porta Santa, sublinhou o subsecretário do Dicastério, Graham Bell, também presente na conferência de imprensa. O site incluirá uma Área do Peregrino, onde será possível obter o Cartão do Peregrino, em versão digital, que terá dupla função: ajudar a gerir os milhões de peregrinos presentes em Roma, e oferecer serviços com descontos nos setores dos transportes, hotelaria e restauração.

Uma aplicação para Android e IOS – a iubilaeum2025 – também estará ativa a partir de setembro deste ano, assim como os perfis sociais no YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e até no TikTok.

Já no dia 1 de junho será aberto um Centro para Peregrinos na Via della Conciliazione 7, em Roma. No Info Point para o Jubileufiéis e turistas poderão pedir informações sobre como participar, como tornar-se voluntário ou sobre como organizar a sua própria peregrinação em 2025.

Estão também prestes a começar várias obras estruturais necessárias “para tornar a cidade mais moderna, inclusiva e sustentável”, nomeadamente no percurso entre Castel Sant’Angelo e o início da Via della Conciliazione, que dá acesso à Praça São Pedro e por onde ainda há circulação de veículos, que será fechado para criar uma grande área exclusiva a pedestres. As obras devem iniciar-se em julho, “com a esperança de que a 8 de dezembro de 2024 as maiores intervenções já estejam concluídas”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This