Foi por um triz, mas a saída de Francisco do Hospital Gemelli garante que a concretização dos objectivos do Sínodo sobre a Sinodalidade durará mais do que ele.
Quando parecia que as forças anti-Francisco teriam a sua oportunidade de “consertar” a Igreja Católica, o Papa Francisco saiu do Hospital Gemelli. Foi por pouco, mas as reformas de Francisco perdurarão para sempre.
Isso inclui a sua maior reforma, o Sínodo sobre a Sinodalidade, o programa mundial de oração e diálogo sobre como a Igreja pode viver a sua missão no futuro. Nos últimos três anos, centenas de milhares de católicos passaram horas incontáveis nas suas paróquias, dioceses, ordens religiosas, escolas e outras organizações a falar sobre a Igreja – o que é, o que significa, qual a melhor forma de espalhar o Evangelho.
Centenas de milhares de outros não o fizeram. Ou seja, demasiados bispos e pastores consideraram o exercício uma perda de tempo e ou falaram da boca para fora ou ignoraram-no completamente. Eles sabem quem são, tal como toda a gente.
Agora, os seus representantes nos media dizem que a próxima fase do Sínodo é pior.
Porquê? Será que a visão sinodal do Papa funciona?

“Os projectos para os próximos três anos sinodais deverão ser apresentados dentro de alguns meses. Resta saber se Francisco ou outra pessoa irá liderar o esforço. Mas não se pode parar.” Foto: Segunda Sessão da Assembleia Sinodal do Sínodo sobre Sinodalidade. Vatican Media.
Precisamente quando os católicos mais conservadores pensavam que toda esta conversa iria acabar, e quando certos clérigos pensavam que a Igreja poderia regressar a uma metodologia mais sensata (e eficiente) de rezar-pagar-obedecer, Francisco anunciou uma fase de implementação de três anos de sinodalidade que conduzirá a uma “assembleia eclesial” final em outubro de 2028.
Isto está de acordo com o documento final do Sínodo de outubro de 2024, que apelava ao tipo de participação que atinge o coração do clericalismo e todas as suas armadilhas. A sinodalidade é fundamental para a missão da Igreja, o que implica uma maior participação dos leigos. Os conselhos pastorais deveriam ser obrigatórios. A formação nos seminários deve ser objeto de um exame atento. Ah, e falemos um pouco mais sobre as mulheres no ministério.
Escusado será dizer que houve muitos clérigos a torcerem as suas cinturas por causa de tudo isto.
Na Eternal Word Television Network, o padre Gerald Murray, um pastor de Nova Iorque, criticou todo o processo. Numa rede que chega a cerca de 435 milhões de lares em mais de 160 países, Murray queixou-se de que, desta vez, haverá demasiados não-bispos à mistura. Numa análise que acompanha a sua coluna “The Catholic Thing”, observa corretamente: “A Assembleia Eclesial reflectirá mais ou menos a demografia da Ecclesia (Igreja), na qual o clero, para não falar dos bispos, constitui uma pequena fração do número de católicos baptizados”.
Será que deixar os não-bispos verem o que está por detrás da cortina é assim tão mau?
Apesar do espectro do protestantismo – que Deus nos livre – para o qual Murray alerta, não houve, nem pode haver, qualquer ataque ao magistério católico resultante do sínodo ou das suas aplicações em curso. Ninguém está a recomendar uma votação sobre a Trindade. As pessoas estão apenas sentadas com os bispos a tentar melhorar a Igreja.
Exigir conselhos pastorais é um ótimo começo; exigir que sejam consultados seria ainda melhor. Isso significa vigilância, transparência e responsabilidade.
Um olhar mais atento aos programas dos seminários poderia resultar em padres mais bem formados, que não estivessem infectados com o tipo de clericalismo que afasta as pessoas.
E o reconhecimento da necessidade de restaurar o ministério ordenado formal para as mulheres como diáconos não põe em perigo nenhuma doutrina.
Os projectos para os próximos três anos sinodais deverão ser apresentados dentro de alguns meses. Resta saber se Francisco ou outra pessoa irá liderar o esforço. Mas não se pode parar.
Phyllis Zagano integrou a Comissão para o Estudo do Diaconado das Mulheres (2016-2018). É investigadora na Universidade de Hofstra, Hempstead, Nova Iorque, e o seu livro mais recente é Just Church: Catholic Social Teaching, Synodality, and Women (Paulist, 2023) [Igreja justa: ensino social católico, sinodalidade e mulheres]. Este texto foi inicialmente publicado no Religion News Service e é publicado em Portugal por cedência da autora e daquela publicação ao 7MARGENS.










