
Além do padre Oscar Danilo Benavidez, há mais oito padres acusados de “conspiração” na Nicarágua, entre os quais o bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez. Foto: Direitos reservados.
A Justiça da Nicarágua condenou por “conspiração para minar a integridade nacional” e por “propagação de notícias falsas” o padre Oscar Benavidez, que se encontrava preso desde agosto de 2022.
Segundo o jornal nicaraguense 100% Noticias, a promotoria pede uma pena de oito anos de prisão para o sacerdote.
A denúncia contra o padre aconteceu em setembro de 2022, depois de ele ter já passado 42 dias detido na Direção de Assistência Judiciária (DAJ) de Manágua, prisão conhecida como El Chipote, e por ser um centro de tortura dos opositores do presidente Daniel Ortega.
Segundo a defesa do padre, o seu “crime” seria ter manifestado a sua opinião numa publicação nas redes sociais.
Há atualmente nove padres acusados de “conspiração” na Nicarágua, entre os quais o bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, cujo processo está a decorrer.