AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

livro vida e obra sousa fernandes

Livro com testemunhos e inéditos

Padre Sousa Fernandes homenageado em Braga

| 25/03/2022

livro vida e obra sousa fernandes

A obra que será apresentada contempla as várias vertentes em que Sousa Fernandes esteve envolvido e se distinguiu, nomeadamente a Família, a Igreja, a Universidade, a Política e a Música. 

 

Decorre neste sábado, 26, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a partir das 15h30, um evento evocativo do percurso multifacetado do padre e professor António Sousa Fernandes, durante o qual será apresentado um livro com testemunhos de amigos e textos do homenageado.

O livro, intitulado Vou Ficar Por Aqui Até Ao Fim. Vida e obra de António Manuel Sousa Fernandes, foi coordenado por Eduardo Jorge Madureira e Luís Cristóvam, e destaca facetas de uma personalidade que marcou a vida eclesial, académica, política e cultural bracarense e nacional.

A obra contempla as vertentes em que Sousa Fernandes esteve envolvido e se distinguiu, nomeadamente a Família, a Igreja, a Universidade, a Política e a Música, que são temas de alguns dos capítulos, da autoria de Maria do Céu Sousa Fernandes, João Formosinho e Licínio C. Lima, Artur Sousa Lopes, Amélia Vitória Sancho, Eduarda Braga, Daniela Silva, Ricardo Silva, Flávia Silva e Carlos Alberto Oliveira.

Surpreendentes para alguns serão um conjunto de poemas do padre Sousa Fernandes, bem como outros textos inéditos da sua autoria.

A sessão de apresentação conta com a presença dos autores e dos grupos corais Capela de Guadalupe e Porta Nova, de que António Manuel Sousa Fernandes foi maestro.

O homenageado nasceu em Brunhais, Póvoa de Lanhoso, em 1936, e faleceu em 2019, em Braga. Foi capelão, sociólogo da educação, professor, presidente da Assembleia Municipal de Braga e episodicamente, presidente da Câmara, além de músico e maestro. Foi, sobretudo, um humanista e um cidadão dedicado, atento e respeitado.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.