
A obra que será apresentada contempla as várias vertentes em que Sousa Fernandes esteve envolvido e se distinguiu, nomeadamente a Família, a Igreja, a Universidade, a Política e a Música.
Decorre neste sábado, 26, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a partir das 15h30, um evento evocativo do percurso multifacetado do padre e professor António Sousa Fernandes, durante o qual será apresentado um livro com testemunhos de amigos e textos do homenageado.
O livro, intitulado Vou Ficar Por Aqui Até Ao Fim. Vida e obra de António Manuel Sousa Fernandes, foi coordenado por Eduardo Jorge Madureira e Luís Cristóvam, e destaca facetas de uma personalidade que marcou a vida eclesial, académica, política e cultural bracarense e nacional.
A obra contempla as vertentes em que Sousa Fernandes esteve envolvido e se distinguiu, nomeadamente a Família, a Igreja, a Universidade, a Política e a Música, que são temas de alguns dos capítulos, da autoria de Maria do Céu Sousa Fernandes, João Formosinho e Licínio C. Lima, Artur Sousa Lopes, Amélia Vitória Sancho, Eduarda Braga, Daniela Silva, Ricardo Silva, Flávia Silva e Carlos Alberto Oliveira.
Surpreendentes para alguns serão um conjunto de poemas do padre Sousa Fernandes, bem como outros textos inéditos da sua autoria.
A sessão de apresentação conta com a presença dos autores e dos grupos corais Capela de Guadalupe e Porta Nova, de que António Manuel Sousa Fernandes foi maestro.
O homenageado nasceu em Brunhais, Póvoa de Lanhoso, em 1936, e faleceu em 2019, em Braga. Foi capelão, sociólogo da educação, professor, presidente da Assembleia Municipal de Braga e episodicamente, presidente da Câmara, além de músico e maestro. Foi, sobretudo, um humanista e um cidadão dedicado, atento e respeitado.