Terramoto em Marrocos

Papa expressa “profunda solidariedade”, missa celebrada em Marraquexe

| 9 Set 2023

Imagem de câmara de vídeovigilância que mostra o momento do terramoto, nas ruas de Marraquexe, partilhada nas redes sociais.

Imagem de câmara de vídeovigilância que mostra o momento do terramoto, nas ruas de Marraquexe, partilhada nas redes sociais.

 

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, enviou um telegrama de condolências ao povo marroquino em nome do Papa Francisco expressando a sua “profunda solidariedade” perante a “tragédia” do terramoto. Por sua vez, o arcebispo de Rabat anunciou que, na eucaristia deste domingo, celebrará por todas as vítimas da tragédia na cidade de Marraquexe.

No telegrama de Francisco, o bispo de Roma manifesta-se “entristecido por este acontecimento”. E acrescenta o texto: “O Papa exprime a sua profunda solidariedade para com aqueles que foram afetados, no corpo ou no coração, por esta tragédia: reza pelo repouso dos mortos, pela cura dos feridos e pela consolação daqueles que choram a perda dos seus entes queridos e das suas casas.”

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, às 23h11 da noite de sexta-feira registou-se um sismo que a atingiu a magnitude de 7,0 na escala de Richter tendo por epicentro a localidade de Ighil, a 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.

Já há mais de duas mil vítimas mortais (2012) e 2059 feridos, dos quais 1404 “em estado crítico”, segundo um comunicado do Ministério do Interior marroquino, publicado ao final da noite deste sábado, citado pela Reuters e divulgado no El País.

No telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, o Papa Francisco exprime a “sua comunhão orante perante esta catástrofe natural” e “intercede junto do Altíssimo que ampare os marroquinos nesta provação e encoraja as autoridades civis e os serviços de socorro”.

O arcebispo de Rabat convocou uma celebração para este domingo, na cidade de Marraquexe, em memória das vítimas do sismo. “A Igreja Católica em Marrocos—diocese de Rabat deseja expressar a sua compaixão por todas as vítimas, em particular pelas famílias que estão de luto ou que ficaram feridas entre os seus membros”, afirma uma nota emitida este sábado pela arquidiocese de Rabat, citada pelo site da revista Vida Nueva.

Na declaração do arcebispo, o cardeal salesiano Cristóbal López, todos são convidados a pensar “também naqueles que perderam as suas casas e bens”. Segundo o texto, “as comunidades cristãs, tanto quanto sabemos, não sofreram perdas pessoais; apenas [se verificaram] ligeiros danos materiais nos edifícios das igrejas de Marraquexe e Ouarzazat”. Dada a situação, a Igreja faz “um apelo à solidariedade, afetiva e eficaz, com aqueles que se encontram em dificuldade neste momento. Através da Cáritas Diocesana queremos transmitir a ajuda que a nossa generosidade disponibilizará às necessidades mais urgentes”.

Cristóbal López convocou também uma missa “por todas as vítimas” para este domingo, 9 de setembro, em Marraquexe. Em sintonia com esta iniciativa, “o arcebispo apela a todas as comunidades para que rezem [hoje] em todas as missas, para expressar a nossa compaixão às autoridades locais e para organizar a solidariedade”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This