7MARGENS revela novidade no programa

Papa terá em Lisboa encontro com líderes de outras confissões religiosas

| 30 Jul 2023

O Papa com o xeque Ahmed el-Tayeb, em Fevereiro 2019, depois da assinatura do documento sobre a fraternidade humana: o diálogo inter-confessional e inter-religioso tem sido prioritário para Francisco. Foto © Mohamed Al Baloushi for the Ministry of Presidential Affairs

 

O Papa Francisco irá encontrar-se com líderes e representantes de confissões religiosas radicadas em Portugal, naquilo que será um acrescento ao programa oficial anteriormente divulgado, soube o 7MARGENS em primeira mão. O encontro acontecerá na sexta-feira, dia 4, às 11h30, e contará com a participação de quase dezena e meia de líderes. Decorrerá na nunciatura apostólica (embaixada) do Vaticano em Lisboa, e dará visibilidade pública a uma dimensão que o Papa tem promovido em praticamente todas as suas viagens: a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso.

Contactado pelo 7MARGENS para confirmar o encontro, o padre Peter Stilwell comentou que houve satisfação por parte das confissões. “Alguns tinham pena que o encontro do Papa com as outras confissões religiosas se limitasse à presença de alguns dos seus líderes nos grandes evento públicos do programa”. Com efeito, haverá dirigentes de confissões religiosas no encontro de Francisco no Centro Cultural de Belém com as autoridades, corpo diplomático e representantes da sociedade civil, no dia 2 de Agosto, duas horas depois da chegada do Papa a Portugal. Haverá também pessoas de outras religiões em diferentes momentos do programa oficial, e a colaborar como voluntários ao longo da Jornada.

O Papa manterá ainda outras audiências e encontros privados ao longo dos cinco dias de permanência em Lisboa. Entre eles, por exemplo, o encontro com vítimas de abusos sexuais – cuja data e local não foram divulgados, para proteger a identidade das vítimas.

O encontro com os líderes religiosos realiza-se numa manhã preenchida: o Papa começa por ir, às 9h, e durante uns 30 minutos, ouvir algumas confissões na “Cidade da Alegria” (Jardim Vasco da Gama, em Belém), onde estão instalados os 150 confessionários construídos por reclusos e cujo desenho o 7MARGENS revelara há meses.

Às 9h45, Francisco estará no Bairro da Serafina para visitar a obra social da paróquia e reunir-se com responsáveis de vários centros sociais. Sairá dali para o encontro com os líderes das outras confissões, após o que receberá um grupo de jovens para almoçar.

Nessa mesma tarde, às 18h, o Papa preside à Via-Sacra com os participantes da JMJ na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII).

 

Árvores simbólicas

plantar árvore foto pixabay

Seis árvores serão plantadas no Jardim Botânico Tropical por líderes religiosos, fazendo memória da visita do Papa e simbolizando cada uma das tradições religiosas. Foto © Pixabay.

 

Ao longo da semana da Jornada haverá vários momentos que assinalam o encontro de religiões e culturas. No auditório da Faculdade de Medicina Dentária, no dia 1 de Agosto pelas 14h, decorre o Canto pela Paz, um festival de música e canção com grupos de várias proveniências religiosas.

A Reitoria da Universidade de Lisboa promove, logo a seguir à oração de vésperas com o Papa nos Jerónimos, no dia 2 de Agosto, a plantação de seis árvores no Jardim Botânico Tropical associadas a seis grandes famílias religiosas (Taoísmo, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Islão). Assinalam o desafio lançado pelo Papa Francisco a um convívio pacífico entre as religiões, e a sua presença em Lisboa por ocasião da JMJ 2023.

Os escuteiros que em termos mundiais se enquadram hoje em diversos contextos religiosos e culturais, promovem nessa mesma noite uma sessão de diálogo inter-religioso no Centro Ismaili.

No dia 3 de Agosto, pouco depois de concluído o acolhimento do Papa no Parque Eduardo VII (cerca das 20h15), a Comunidade de Taizé e a Comunidade “Chemin Neuf” organizam uma vigília de “oração pela paz no mundo e pela unidade dos cristãos”, na Igreja de São Domingos (ao Rossio). A comunidade de Taizé, composta por irmãos de diferentes confissões cristãs – católicos, protestantes, anglicanos, por exemplo – manterá na mesma igreja tempos de oração comunitária, entre terça e sexta: dia 1 será às 14h00 e às 16h00, no dia seguinte são quatro momentos – 14h00; 16h00; 18h00 e 19h30 – e nos dias 3 e 4 de agosto às 14h00.

 

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio

Nagorno-Karabakh

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio novidade

Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma

Editorial

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma novidade

Houve quem já comparasse a importância da assembleia sinodal da Igreja Católica, que na próxima quarta-feira, 4, se inicia em Roma, à que teve o II Concílio do Vaticano (1962-65): tal como então, estamos diante de uma assembleia magna que pretende traçar um diagnóstico do actual estado da Igreja e apontar caminhos de futuro ao nível da comunhão, participação e missão.

Servir sociedades destroçadas

Que espero do Sínodo católico? (2)

Servir sociedades destroçadas novidade

Espero que esta Assembleia-Geral seja um sinal de grande abertura para continuarmos a caminhar juntos. Que seja uma etapa de onde saiam um renovado entusiasmo e novos desafios para mais um ano de encontros, reflexão, propostas e concretizações por parte de grupos de católicos em todo o mundo. Que seja um momento de espanto para crentes e não crentes: “tanta coisa os separa, tantas opiniões opostas, tantos modos diferentes de expressar a fé e, no entanto… tanta vontade, tanto gosto, tanta certeza em permanecerem juntos”.

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This