Em visita a cidades do sul do Líbano

Patriarca Maronita acusa Israel de genocídio do povo palestiniano

| 7 Dez 2023

 

O patriarca de Antioquia dos Maronitas, cardeal Béchara Boutros Raï , Foto Vatican Media

 “A guerra devastadora não se limita a Gaza. Tememos a sua extensão”, alertou o Patriarca Maronita Béchara Boutros Raï. Foto © Vatican Media

 

“Somos testemunhas de um genocídio. Estamos perante uma guerra destrutiva planeada e implacável. Viemos unir forças para lhe resistir” – afirmou o Patriarca Maronita Béchara Boutros Raï no dia 7 de dezembro em Tiro (Líbano], durante uma visita de solidariedade às cidades fronteiriças libanesas sujeitas a bombardeamentos israelitas desde 8 de outubro.

De acordo com a agência de notícias libanesa, o Patriarca disse ainda: “A guerra devastadora não se limita a Gaza. Tememos a sua extensão. O que vemos não está sujeito a qualquer legitimidade internacional ou humanitária e queremos a paz”, para concluir: “existem vozes no mundo [condenando as práticas de Israel], mas elas não produzem efeito e não aliviam o fardo do povo palestiniano que tem direito à autodeterminação”.

Os cristãos maronitas formam um Igreja autónoma, embora em plena comunhão com a Igreja de Roma, estabelecida no século IV e com um rito litúrgico próprio. Em todo o mundo não haverá mais de três milhões de fiéis maronitas dos quais se estima que 1,4 milhões residam no Líbano, onde constituem uma comunidade significativa. Israel ocupa há décadas uma área do sul do Líbano e desde o massacre de 7 de outubro têm-se repetido os bombardeamentos de ambos os lados (exército de Israel e grupos armados do Hezbollah).

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This