Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

| 6 Dez 2023

Retiro A Mandala das 5 Energias, no Santuário Dewachen. Foto Santuário Dewachen

Retiro no Santuário Dewachen, que no dia 16 de dezembro irá acolher elementos das mais variadas tradições espirituais para celebrarem juntos o Natal. Foto © Santuário Dewachen

 

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), está a organizar uma “festa inter-espiritual” para assinalar o Natal. Nesta celebração, agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais. E todos estão convidados.

“O Natal, cujo espírito de fraternidade universal transcende a particularidade cultural e religiosa, é para nós uma ocasião inspiradora para dar a conhecer e celebrar a multiplicidade de vias para o mesmo fim de abertura e despertar da consciência e do coração, para o bem de todos os seres”, pode ler-se na página do Santuário Dewachen, um espaço criado e gerido por Paulo Borges (professor de meditação e filosofia budista na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Daniela Velho (jurista e investigadora na área das práticas contemplativas e meditativas).

Estarão representados nesta festa o cristianismo, o sufismo e a mística islâmica, o budismo e a via do despertar, os vedas e o vedanta, a tradição sámkhya e o yoga. Mas todos – mesmo os que não pratiquem ou se identifiquem com alguma delas – poderão participar na festa, assinala a organização, que conta com o apoio da Comunidade Irmânia e da Academia Agostinho da Silva.

O evento, que terá início pelas 9h30, incluirá a apresentação do mais recente livro de Paulo Borges, “Quando Totalmente te Perderes, Saberás que És o Caminho”, e uma mostra de produtos do Santuário Dewachen, que tem no seu espaço com uma horta e pomar biológicos, um jardim de ervas medicinais, e um pequeno bosque comestível recém-plantado. Para o almoço, que será comunitário, os participantes deverão levar comida e bebida vegana ou vegetariana para partilhar. A festa terminará com um concerto de Rui Filipe, intitulado “As Viagens do Barqueiro de Oz”, agendado para as 18 horas.

“É nosso propósito contribuir, neste momento conturbado e dramático da história da humanidade, para a pacificação interior e exterior das mentes, dos corações e do mundo. Venham fazer parte”, convida a organização.

As inscrições são limitadas aos lugares disponíveis, e devem ser feitas até ao dia 14 de dezembro através deste link. A entrada não tem um valor definido, sendo sugerido um donativo de 35 euros por pessoa.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This