Rabis europeus querem manter envolvimento dos fiéis conseguido durante o confinamento

Reunião da Conferência de Rabis Europeus por vídeo. Foto © Jewish News
Dezenas de rabis de toda a Europa estiveram reunidos em videoconferência para discutir as medidas de segurança e higiene a pôr em prática na reabertura das sinagogas, mas uma questão sobressaiu entre as principais preocupações dos responsáveis judaicos: como manter o envolvimento das inúmeras pessoas que há muito tinham deixado de frequentar as sinagogas e que durante o período de confinamento voltaram a participar nos diversos eventos em linha organizados pelas comunidades?
De acordo com o presidente da Conferência de Rabis Europeus (CER), o rabi Pinchas Goldschmidt, houve comunidades em que o número de participantes nas atividades transmitidas através da internet, nomeadamente celebrações e palestras, “aumentaram até 100% em relação ao número que era habitual”, afirmou, em declarações ao jornal Jewish News.
”Um dos principais desafios enfrentados pelas comunidades é agora o de manter o nível de envolvimento elevado quando as atividades regressarem às sinagogas”, referiu.
Outro dos temas debatidos na videoconferência foi o impacto económico que a pandemia está a ter nas comunidades religiosas e a “criação potencial de um fundo para apoiar as famílias” até ao final deste ano.
Quanto às recomendações da CER para o regresso das celebrações religiosas com a presença de fiéis, passam pela redução do tempo dos cultos, o distanciamento de dois metros entre os participantes, a realização de leituras por apenas uma pessoa e a supressão dos cânticos.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]