Gente com História

Sara Poças: Da escola à cooperação para o desenvolvimento

| 4 Ago 21

Sara Poças, do Centro Missionário da Arquidiocese de Braga. Foto retirada de vídeo

 

Esteve em Angola e na Guiné-Bissau, onde trabalhou na área educativa, ajudando a formar professores e apoiando a administração escolar. Regressada a Portugal, deu aulas durante um ano, o que lhe permitiu compreender que a “educação formal” não era a “praia” que desejava. Sara Poças, coordenadora do Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB), fala, nesta entrevista, sobre o percurso que a conduziu à cooperação para o desenvolvimento.

Nesta estrutura, dinamiza uma iniciativa de cooperação missionária com a diocese de Pemba (Cabo Delgado, Norte de Moçambique), com o objectivo de apoiar uma população que é vítima da pandemia, para além de outras doenças, e de ataques terroristas. Neste âmbito, uma equipa missionária bracarense assumiu a paróquia de Santa Cecília de Ocua, que tem mais ou menos a mesma dimensão da diocese de Braga.

No programa da série Gente com História, transmitido no YouTube, Sara Poças dá conta de uma realidade muito diferente da de Braga, em que as paróquias são “padrodependentes”, e do que a Igreja moçambicana tem a ensinar: “Aprendemos que os leigos têm de ser mais activos nas comunidades e têm de tomar as rédeas da pastoral, da evangelização”, diz, acerca da experiência de trabalhar com gente de culturas diferentes na área da cooperação para o desenvolvimento.

A entrevista é conduzida por Américo Lisboa Azevedo, vice-presidente do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde da diocese do Porto. Nascido em 1963, casado, Américo Azevedo é cego e tem paralisia cerebral. Autor de cinco livros de contos, fez locução numa rádio local durante ano e meio na década de 1980. Em Fevereiro começou a fazer, por “amadorismo”, um conjunto de entrevistas. O 7MARGENS associou-se à sua iniciativa e divulgará algumas dessas entrevistas.

A conversa com Sara Poças pode ser vista a seguir:

 

 

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro

União Europeia

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro novidade

A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.

Livrai-nos do Astérix, Senhor!

Livrai-nos do Astérix, Senhor! novidade

A malfadada filosofia do politicamente correcto já vai no ponto de apedrejar a cultura e diabolizar a memória. A liberdade do saber e do saber com prazer está cada vez mais ameaçada. Algumas escolas católicas do Canadá retiraram cerca de cinco mil títulos do seu acervo por considerarem que continham matéria ofensiva para com os povos indígenas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This