AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

seis mulheres baha'is condenadas em agosto 2025 foto DR
As seis mulheres foram presas pela primeira vez em novembro de 2023. Foto: Direitos reservados

Perseguição religiosa

Seis mulheres bahá’ís enfrentam prisão iminente no Irão

| 19/09/2025

Seis mulheres bahá’ís foram condenadas a um total combinado de 39 anos de prisão em Hamadan, no oeste do Irão. As sentenças são “ultrajantes e excessivas, impostas com base em acusações ridículas como ‘pertença à comunidade Bahá’í’ e “refletem uma campanha de perseguição cada vez mais intensa” aos membros desta confissão religiosa naquele país, denuncia a Comunidade Internacional Bahá’í em comunicado enviado ao 7MARGENS.

As seis mulheres são Zarrindokht Ahadzadeh, Farideh Ayyoubi, Noura Ayyoubi, Neda Mohebbi, Jaleh Rezaie e Atefeh Zahedi. Duas delas, Atefeh e Neda, têm filhos de apenas cinco anos de idade.

As sentenças seguem-se a uma declaração conjunta de 18 peritos das Nações Unidas, na qual alertaram para o “ataque sistemático às mulheres bahá’ís”, sinalizando o “aumento” dessas violações de direitos humanos e denunciando as “prisões, intimações para interrogatório, desaparecimentos forçados, invasões domiciliares, confisco de pertences pessoais, limitações à liberdade de movimento e privações consecutivas e prolongadas de liberdade”. Os especialistas sublinharam que as mulheres bahá’ís no Irão enfrentam perseguição desproporcional e discriminação interseccional, tanto como membros da maior minoria religiosa não muçulmana no país quanto como mulheres.

Isso mesmo confirma também o último relatório do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sobre intolerância e violência baseadas em religião ou crença. O documento, divulgado em julho, colocou a perseguição aos bahá’ís no Irão entre as mais graves preocupações do mundo em matéria de direitos humanos.

De acordo com a Comunidade Internacional Bahá’í, as seis mulheres foram presas pela primeira vez em novembro de 2023 e mantidas em confinamento solitário por 31 dias, forçadas a suportar interrogatórios prolongados sem acesso a advogados ou às suas famílias. Os vereditos e sentenças de culpa foram proferidos em abril de 2024, após o que os seus advogados conseguiram interpor recursos, mas em agosto o tribunal rejeitou todas as objeções aos vereditos e sentenças originais e elas enfrentam agora a prisão iminente.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.