Francesco Canale não tem braços nem pernas

Selos de Natal do Vaticano inclusivos

| 18 Dez 2022

Francesco Canale assina os selos de Natal do Vaticano. Foto © Vatican Media

Francesco Canale assina os selos de Natal do Vaticano. Foto © Vatican Media

 

Já se pode considerar tradição o que o Serviço Postal e Filatélico do Vaticano vem realizando há alguns anos em cooperação com o Dicastério para o Serviço da Caridade. Na altura do Natal, artistas com deficiência são convidados para ilustrar os selos de Natal do Vaticano. No ano passado o olhar era o de Adam, um pintor sem pernas, enquanto que o de 2022 é de Francesco Canale, um jovem artista nascido sem braços e pernas.

O Vaticano decidiu confiar-lhe a criação dos selos de Natal, a ele e a Sandra Portelli, que, infelizmente, faleceu antes de completar a obra, tendo Francesco concluído a sua obra também.

Abandonado à nascença, conta o Vatican News, Francesco assume na sua vida o lema “viver sempre, nunca sobreviver”. “Quando ouvi falar de pessoas que usavam a boca para escrever”, diz Francesco, “abriu-se um mundo à minha frente. Ganhei depois uma bolsa de estudos que me permitiu ingressar na Ability art, VDMFK, a Associação Internacional de Artistas de Pintura com a Boca e os Pés”. A associação foi fundada em 1956, apoia e difunde a arte com habilidades particulares como uma cultura de integração, solidariedade e respeito à diversidade e conta com mais de 900 artistas em todo o mundo. “Obviamente por muitos anos foi um passatempo, desenhava como fazem todas as crianças, mas ao crescer, especialmente na adolescência, descobri que era um fogo que queimava dentro de mim. Hoje tornou-se o meu trabalho principal, o meu sustento, e isto dá-me uma liberdade que não é de forma alguma banal ou tida como certa”, conclui.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This