Sem o Islão não teríamos S. Tomás nem Dante

| 29 Mar 21

O Islão deu a São Tomás de Aquino motivação doutrinal para criar a Suma Teológica. Foto: Direitos Reservados.

 

Devemos ao Islão e aos filósofos muçulmanos Avicena (séc. X-XI) e Averróis (séc. XII) terem mantido a cadeia de transmissão da obra de Aristóteles, sem a qual dificilmente obras-primas da literatura e do pensamento como a Suma Teológica ou a Divina Comédia teriam sido concebidas e realizadas.

A sugestão e proposta vem do padre e teólogo italiano Pino Lorizio que lecciona na Universidade de Latrão, num artigo publicado este sábado, 27, na revista Famiglia Cristiana, de Itália.

Pino Lorizio começa por comentar algumas polémicas surgidas nos media, a propósito da evocação dos 700 anos da Divina Comédia, de Dante Alighieri, relacionadas em particular com as referências a Maomé no livro do Inferno e com a eventual inspiração na escatologia islâmica da sua visão do destino do ser humano após a morte.

É, porém, a influência do pensamento islâmico na cultura cristã do ocidente medieval que mais lhe interessa. Verifica-se que Dante coloca Averróis e Avicena num limbo (Inferno, IV, 144) que o autor não deixa perceber se será superado no julgamento universal. Contudo, explica Pino Lorizio, “sabemos bem que, sem a influência do pensamento árabe, o de Aristóteles não teria penetrado no Ocidente medieval”.

Explica deste modo o seu argumento: “Através do comentário da ‘Metafísica’, feito por Averrois, e do ‘De anima’, por Avicena, não poderíamos ter saciado a sede com a lição de Tomás de Aquino, de quem ‘Fides et Ratio’ diz: “Um lugar muito especial neste longo caminho pertence a São Tomás, não só pelo conteúdo da sua doutrina, mas também pela relação dialógica que conseguiu estabelecer com o pensamento árabe e judeu de seu tempo” (n. 43).

 

A educação na campanha eleitoral

A educação na campanha eleitoral novidade

Durante os trinta debates nas televisões o tema da educação nunca esteve sobre a mesa. Será porque não é importante? Todos responderão que não, pois a educação é reconhecidamente importante em qualquer sociedade, sobretudo as mais desiguais. Será porque não se debateu nenhuma estratégia para o país? Também não, pois, apesar de pouco, ainda houve aqui e ali tempo para debater a justiça, a economia, a fiscalidade, o emprego e as remunerações.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Lembrar as vítimas do nazismo

Holocausto

Lembrar as vítimas do nazismo novidade

27 de janeiro, a data em que o Exército Vermelho libertou Auschwitz, tornou-se o dia internacional em memória das vítimas do nazismo. Hoje quero lembrar Karl Stojka, e o seu aviso: “Não foi Hitler, nem Göring, nem Goebels, nem Himmler, nem nenhum desses quem me arrastou e espancou. Não. Foi o sapateiro, o vizinho, o leiteiro.”

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida novidade

No contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 [entre 18 e 25 de janeiro] prestamos tributo a um homem bom, um fiel seguidor de Cristo e um cristão verdadeiramente ecuménico e aberto ao diálogo inter-religioso. Um cristão também com profundo sentido de humor e de alegria, que é sempre um sinal de uma boa espiritualidade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This