AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Sem o Islão não teríamos S. Tomás nem Dante

| 29/03/2021

O Islão deu a São Tomás de Aquino motivação doutrinal para criar a Suma Teológica. Foto: Direitos Reservados.

 

Devemos ao Islão e aos filósofos muçulmanos Avicena (séc. X-XI) e Averróis (séc. XII) terem mantido a cadeia de transmissão da obra de Aristóteles, sem a qual dificilmente obras-primas da literatura e do pensamento como a Suma Teológica ou a Divina Comédia teriam sido concebidas e realizadas.

A sugestão e proposta vem do padre e teólogo italiano Pino Lorizio que lecciona na Universidade de Latrão, num artigo publicado este sábado, 27, na revista Famiglia Cristiana, de Itália.

Pino Lorizio começa por comentar algumas polémicas surgidas nos media, a propósito da evocação dos 700 anos da Divina Comédia, de Dante Alighieri, relacionadas em particular com as referências a Maomé no livro do Inferno e com a eventual inspiração na escatologia islâmica da sua visão do destino do ser humano após a morte.

É, porém, a influência do pensamento islâmico na cultura cristã do ocidente medieval que mais lhe interessa. Verifica-se que Dante coloca Averróis e Avicena num limbo (Inferno, IV, 144) que o autor não deixa perceber se será superado no julgamento universal. Contudo, explica Pino Lorizio, “sabemos bem que, sem a influência do pensamento árabe, o de Aristóteles não teria penetrado no Ocidente medieval”.

Explica deste modo o seu argumento: “Através do comentário da ‘Metafísica’, feito por Averrois, e do ‘De anima’, por Avicena, não poderíamos ter saciado a sede com a lição de Tomás de Aquino, de quem ‘Fides et Ratio’ diz: “Um lugar muito especial neste longo caminho pertence a São Tomás, não só pelo conteúdo da sua doutrina, mas também pela relação dialógica que conseguiu estabelecer com o pensamento árabe e judeu de seu tempo” (n. 43).

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This