Em Roma de 4 a 29 de outubro

Sínodo terá cinco módulos e não será aberto a jornalistas

| 9 Set 2023

Papa Francisco em oração no Momento de Reflexão que deu início ao Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, em 2021. Processo sinodal tem agora a sua primeira assembleia. Foto © Vatican Media

 

A Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, que terá lugar em Roma de 4 a 29 de outubro, terá cinco “momentos” sequenciais, cada um envolvendo reuniões plenárias (congregação geral) e grupos de trabalho. Os cinco “módulos” terão como tema: a sinodalidade, a comunhão, a missão, a participação; e a preparação de uma síntese final.

Os esclarecimentos sobre como decorrerá o sínodo foram prestados por Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação nomeado pelo Papa presidente da comissão de informação desta Assembleia Geral, numa conferência de Imprensa no Vaticano, no dia 8 de setembro. De acordo com a Vatican News, Ruffini sublinhou que a Assembleia produzirá um “documento de síntese”, que não será o documento final, uma vez que o Sínodo continuará numa segunda Assembleia, que terá lugar em outubro de 2024.

Os debates e votações na Assembleia do Sínodo dos Bispos não serão abertos ao público ou aos repórteres para “salvaguardar o clima sinodal, preservar a confidencialidade, a privacidade” e até “a sacralidade de certos espaços”. Esta disposição corresponde ao “desejo de fazer destes momentos uma verdadeira oportunidade de escuta, de discernimento e de oração baseados na comunhão”.

Abertos ao público serão a missa de abertura (4 de outubro), a abertura da primeira congregação geral (4 de outubro) – discursos do secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, do relator-geral do Sínodo, Cardeal Jean-Claude Hollerich, e do Papa Francisco; os momentos de oração com que se inicia cada congregação-geral; e as sessões de abertura de cada um dos cinco segmentos, ou “módulos”, em que o Sínodo será dividido.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This