Fantio e Dolbei são "cidades fantasmas"

Terroristas atacam cidades no Níger

| 5 Jul 2021

Ataques no Níger deixaram as cidades vazias. Foto © ACEI Cheung

 

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) relata um ataque terrorista na última sexta-feira, 2, a Fantio e Dolbel, duas cidades da região de Tillabéri, situadas no sudoeste do Níger, e que provocou a fuga das populações locais. “Sobreviventes do ataque fugiram para a região de Dori, situada no Burquina Faso. Trata-se de um grupo de mulheres com crianças pequenas e bebés. Segundo testemunhas, os terroristas atacaram por duas vezes, matando os homens”, relata a organização.

Ambas as cidades estão como que abandonadas, após a fuga das populações. A AIS tem a informação de que em Fantio, os terroristas “atacaram e queimaram a igreja, destruindo antes e queimando também a estátua da Virgem Maria, livros litúrgicos e instrumentos musicais”. E acrescenta: “O Santíssimo Sacramento foi profanado. Os sobreviventes dos ataques fugiram para Niamey, procurando refúgio na região de Téra ou cruzam a fronteira para a Diocese de Dori, no Burquina Faso. Por causa deste ataque, esta é a terceira paróquia abandonada nesta região em consequência dos ataques terroristas e de incursões de grupos extremistas no Níger”.

Fantio já tinha sido palco de um ataque terrorista em maio. Na altura, homens armados que se faziam transportar em motocicletas atacaram a cidade e causaram pelo menos cinco mortos.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

podcast

“Estado social: as crises são todas iguais?”

“Estará o Estado Social a definhar? Como reagiu o nosso Estado Social à crise financeira de 2010? E à pandemia? Como responderam o nosso e o dos outros? Qual das duas crises ‘infetou’ mais o Estado Social português?”

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This