AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

“Todos irmãos”: a encíclica de Francisco sobre a fraternidade será assinada dia 3 de outubro em Assis

| 07/09/2020

O Papa Francisco com o xeque Ahmed el-Tayeb, em fevereiro de 2019 nos Emiratos Árabes Unidos, depois da assinatura do documento sobre a fraternidade humana, com o xeque Ahmad Al Tayyeb, imã de Al Azhar Al Sharif (Cairo, Egito). Foto © Mohamed Al Baloushi/Ministry of Presidential Affairs dos Emiratos Árabes Unidos.

 

O nome não deixa margem para dúvidas: Fratelli tutti (ou “Todos irmãos”) é uma carta do Papa aos fiéis sobre a fraternidade. Trata-se da sua terceira encíclica (depois da publicação de Lumen Fidei, em 2013, e Laudato Si’, em 2015), e Francisco decidiu assiná-la na cidade de Assis, no próximo dia 3 de outubro, precisamente a véspera da festa de São Francisco, que nasceu na pequena cidade italiana.

Os rumores acerca da nova encíclica já corriam há alguns dias na imprensa italiana, tal como o 7MARGENS noticiou no final de agosto, mas o anúncio oficial foi feito pelo padre Enzo Fortunato, porta-voz da Basílica de Assis, este sábado, dia 5 de setembro, noticiou o Vatican News.

De acordo com o comunicado, o Papa deverá chegar a Assis pelas 15 horas, celebrará a eucaristia na basílica, junto ao túmulo de São Francisco, de seguida assinará a sua nova encíclica e regressará a Roma no próprio dia. Toda a visita, de caráter privado devido à pandemia, decorrerá sem a participação de fiéis.

Esta será a primeira vez que o Papa sai de Roma desde que Itália iniciou o período de confinamento, em fevereiro deste ano, e a quarta visita de Francisco a Assis desde o início do seu pontificado.

O regresso de Francisco é esperado com “emoção e gratidão” pelo bispo da cidade, Domenico Sorrentino. “Enquanto o mundo sofre uma pandemia que coloca tantos povos em dificuldade e nos faz sentir irmãos na dor, não podemos deixar de sentir a necessidade de nos tornarmos acima de tudo irmãos no amor”, escreve o bispo de Assis, citado pelo Vatican News. “Este gesto do Papa Francisco dá-nos nova coragem e força para ‘reiniciar’ em nome da fraternidade que nos une a todos”.

Fraternidade esta que tem sido um dos princípios promovidos pelo Papa Francisco ao longo do seu pontificado, particularmente em fevereiro de 2019, quando assinou, juntamente com Ahmed Al Tayyeb, Grande Imã da Universidade de Al-Azhar, o histórico “Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz Mundial e da Convivência Comum”.

Em “Todos irmãos”, Francisco deverá acrescentar agora as suas reflexões sobre a pandemia e a forma de minimizar as consequências da mesma no que diz respeito às desigualdades entre países ricos e pobres, tema que tem estado muito presente nas suas últimas audiências gerais.

A data de publicação oficial da nova encíclica ainda não foi anunciada, mas deverá ocorrer “muito rapidamente após a sua assinatura”, avança o jornal la Croix.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This