
Cardeal Tolentino Mendonça na Basílica de Mafra. Foto © Arlindo Homem/Ecclesia
O cardeal português D. José Tolentino Mendonça presidiu este domingo à missa da coroação da imagem de Nossa Senhora da Soledade da Basílica de Mafra, como enviado do Papa, destacando o simbolismo deste gesto.
“É com muita alegria que o Santo Padre se associa a esta coroação da Senhora da Soledade, expressão do amor do povo da Vila e de quantos se juntaram, organizaram, para tecer uma rede de afeto, de amor e de fé e colocar esta coroa, material, mas sobretudo uma coroa espiritual, feita de devoção, de piedade, de esperança”, sublinhou o prefeito do Dicastério da Cultura e Educação (Santa Sé), na sua intervenção inaugural.
Já na sua homilia, D. José Tolentino Mendonça recordou a passagem do Papa por Lisboa, durante a JMJ, na qual “alentou e rejuvenesceu” a Igreja. Na intervenção destacou a figura de Maria, junto à cruz de Jesus, como “testemunha plena de autoridade”, ao lado do seu filho e de cada membro da Igreja, de uma forma “materna, discreta e amorosa”.
Esta missa marcou ainda o encerramento do IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades e Confrarias, tendo o cardeal português desafiados os participantes a “aprofundar a beleza da fé” e a continuar a “tradição de caridade” que vem desde a origem do cristianismo.