
Uma menina olha para um prédio de apartamentos que ficou fortemente danificado durante os ataques militares russos de 25 de fevereiro de 2022, em Kiyv. Esta terça-feira, um ataque em Lviv destruiu o armazém da Cáritas-Spes Ucrânia. Foto © UNICEF.
As tropas russas atacaram na madrugada desta terça-feira, 19 de setembro, uma zona industrial em Lviv, onde estava localizado o armazém de ajuda humanitária da Caritas-Spes Ucrânia. Todos os colaboradores da equipa da Cáritas escaparam ilesos, mas o armazém e as cerca de 300 toneladas de bens que se encontravam no seu interior ficaram totalmente queimados.
“A Cáritas-Spes Ucrânia está ainda a calcular com detalhe todas as perdas, mas sabemos desde já que foram destruídas 33 paletes de embalagens de alimentos, 10 paletes de kits de higiene e alimentos enlatados, 10 paletes de roupas e diversos geradores e outros equipamentos. Esta é a informação segura que nos chega da Cáritas-Spes Ucrânia”, esclarece a Cáritas Portuguesa em comunicado enviado ao 7MARGENS. “No total, calcula-se que sejam cerca de 300 toneladas de bens de ajuda humanitária, recentemente doados totalmente destruídos. A ajuda humanitária agora destruída estava destinada ao apoio de cerca de 660 famílias”, acrescenta a nota à imprensa.
A rede Cáritas em Portugal, que se encontra reunida em Aveiro na 5ª Semana de Formação – atividade que marca o arranque de um novo de trabalho – mostra-se “profundamente chocada com este ataque” e assegura que irá reforçar a sua ajuda à população na Ucrânia com “um apoio adicional de 20 mil euros”.
“Mais uma vez temos de mostrar não apenas a nossa solidariedade, mas sobretudo a nossa mais profunda união para com aqueles que sofrem de forma injusta com esta guerra”, afirma Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, citada no comunicado.
A organização católica informa ainda que todos os que quiserem apoiar o trabalho da Cáritas na Ucrânia podem fazê-lo através do seu donativo em www.caritas.pt/ucrania ou por transferência bancária: IBAN PT 50 0033 0000 0109 0040 1501 2 (Ref. Ucrânia).