
Participar no encontro “Também Somos Terra” é “uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a ecologia integral e para fazer parte de uma comunidade comprometida com a preservação ambiental e a qualidade de vida do planeta”, refere a REDE Cuidar da Casa Comum. Foto: Direitos reservados.
Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a Rede Cuidar da Casa Comum (CCC) vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.
O encontro terá início às 10h00, e a manhã será marcada por uma “caminhada ecológica”. Pelas 12h30, haverá um almoço partilhado, e às 14h30 uma palestra de Rogério Roque Amaro – economista que tem desenvolvido e apoiado inúmeros projetos de intervenção comunitária e economia solidária em Portugal e não só -, seguindo-se um período de trabalho em pequenos grupos, para reflexão e partilha das ações em curso nos “focos de conversão ecológica” já existentes por todo o país.
Pelas 17 horas, haverá uma celebração ecuménica, em união com a vigília que estará a decorrer simultaneamente em Roma, presidida pelo Papa Francisco, promovida pela Comunidade de Taizé em colaboração com a Secretaria-Geral do Sínodo, o Dicastério para a Promoção da Unidade de Cristãos, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, assim como várias igrejas e realidades cristãs, associações eclesiais e ecuménicas.
Trata-se de “uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a ecologia integral e para fazer parte de uma comunidade comprometida com a preservação ambiental e a qualidade de vida do planeta”, refere a Rede CCC em comunicado enviado ao 7MARGENS.
O “Também Somos Terra” é igualmente uma forma de assinalar o Tempo da Criação (celebração ecuménica anual de oração e ação pela casa comum, oficializada pelo Papa Francisco em 2015, a decorrer até 4 de outubro), mas a rede insiste que é aberto a todos, porque só “juntos, podemos fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável”.
Aqueles que queiram participar deverão inscrever-se através do formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/