L'Osservatore di Strada

Um jornal do Vaticano para dar voz aos sem-abrigo

| 28 Jun 2022

L'Osservatore di Strada. Foto © Vatican Media.

L’Osservatore di Strada. Foto © Vatican Media.

 

São 12 páginas para fazer a diferença: o Vaticano vai lançar esta quinta-feira a primeira edição especial do seu jornal, L’Osservatore di Strada, em versão online e impressa, para dar voz a quem vive na rua, muitos deles junto à Praça de São Pedro.

A publicação, anunciada com periodicidade mensal, vai ser distribuída no primeiro domingo de cada mês, na Praça de São Pedro, por voluntários e por sem-abrigo alojados no Palácio Migliori, estrutura confiada pelo Dicastério para a Caridade à comunidade católica de Santo Egídio, em Roma.

O Osservatore di Strada, jornal concebido e produzido pela comunidade de trabalho do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, “pretende dar voz àqueles que normalmente não são ouvidos, aos pobres, às pessoas feridas pela vida, aos excluídos”.

“Uma publicação para reconhecer e restaurar o direito de falar àqueles que a sociedade contemporânea trata como descartados, dando ênfase ao património de experiências, de saber e de valores dos quais eles são os guardiões”, indica uma nota divulgada pelo portal Vatican News, citada pela Agência Ecclesia.

O comunicado destaca que este quer ser um jornal feito “com” os pobres, dando espaço “àqueles que têm talento para escrever ou desenhar, ou simplesmente uma história para contar ou uma opinião para expressar”.

Com as tais 12 páginas, o jornal apresenta na sua primeira edição um artigo assinado por Mimmo, um sem-abrigo do centro histórico de Roma, e do escritor Daniele Mencarelli, sobre o tema da rua.

Esta não é a primeira vez que o Vaticano dedica uma especial atenção aos sem-abrigo que vivem nas arcadas de edifícios em redor da Praça de São Pedro e da cidade de Roma. Em fevereiro de 2015, Francisco resolveu instalar duches nas colunatas vaticanas para que os sem-teto romanos pudessem tomar banho, juntando-lhes uma barbearia e uma enfermaria para cuidados básicos de higiene e saúde.

 

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This