Editorial 7M

Zé Mattoso: o homem de pé que de joelhos louvava a vida

| 8 Jul 2023

Como pode um homem tão intransigente com as injustiças e a dominação ser tão tolerante? Como pode um homem dominar tantas áreas do saber e manter-se tão curioso, tão humilde a pensar a novidade, tão interessado pelo acontecimento de hoje? Talvez porque o “homem de pé” – totalmente presente ao seu tempo – é, em simultâneo, o “homem de joelhos” que louva a graça da vida em que descortina o mistério indizível de Deus.

A imagem que retenho do Zé Mattoso – a quem assim sempre tratei, pois o que nos liga é uma amizade antiga e cumplicidades várias – é esta de um homem profundamente comprometido em perscrutar, sem barreiras nem preconceitos, a história, as instituições, os locais e as mentalidades, o mundo, convocando para isso todo o arsenal intelectual disponível. “A glória de Deus é o homem de pé, o homem vivo”, como ensina a patrística. E de pé, vertical, incansavelmente presente viveu o Zé esse modo de ser homem.

Nome incontornável da historiografia medieval portuguesa, que as suas intuições e o seu extenso trabalho recriaram de cabo a raso, ele viveu sete vidas. Monge beneditino, deixou a ordem e veio a casar com Lucy Wainewright com quem criou uma bela família, lecionou história em Portugal e um pouco por todo o mundo, escreveu mais de 30 obras, algumas delas em colaboração com outros autores, dirigiu as mais significativas instituições nacionais de arquivos, investiu longa e pessoalmente na construção de um património organizado em Timor-Leste, foi parte ativa em diversos movimentos cívicos e políticos e… seriam precisos outros 90 anos para referir o tanto que fez e viveu ao longo dos seus 90 anos de vida.

O que distingue José Mattoso de outros valorosos cidadãos e cidadãs que nos ajudaram a saber quem somos, ou se dedicaram por bem à coisa pública, é o facto por ele sempre afirmado de que nisso tudo e no mais que viveu, para ele, realmente importante sempre foi a procura “da relação com Deus”. Nesse caminho de ação e contemplação, nesse esforço de “Levantar o Céu”, ele é um caso único no catolicismo português. Num catolicismo fervilhando de ativismo social sem qualquer densidade espiritual e visceralmente incapaz de se relacionar com qualquer trânsito irregular, a história que ele tanto respeitava guardará de José Mattoso a memória de um homem de joelhos, curvado no mais íntimo silêncio, contemplando o mundo, as coisas, os rostos conhecidos e por conhecer, sem sobre eles se pronunciar, aceitando-os apenas como dádiva de Deus. Do Deus que sempre buscou, cultivando uma espiritualidade muito própria e muito densa que sentíamos como convívio entre os dois – Deus e ele –, ou festa permanente entre os quatro – se quisermos ter presente a Trindade. Creio ser esse convívio, essa festa, que alimentava a serena inquietação com que nos olhava e olhava a realidade.

A minha mulher diz que o Zé Mattoso sempre lhe surgiu como um santo. Ele sorriria atrapalhado se a Ana alguma vez lho tivesse dito. Mas sim, um santo. Não um “santinho”, não um monge afastado do mundo e obcecadamente obediente a todas as regras da ordem e mais aos caprichos do superior. Não um santo isento de contradições e virginalmente puro do nascimento à morte. Não. Um verdadeiro santo. De carne e osso. De espírito e fé. Um santo capaz de dizer e sentir com naturalidade: “Irei para a casa de Deus, do Deus que é a minha alegria.”

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This