Brasil

500 bispos na reunião da CNBB para falar sobre o Sínodo

| 25 Abr 2022

Foto do Zoom da Assembleia Plenária da CNBB, com quase 500 bispos. Foto © CNBB

Foto do Zoom da Assembleia Plenária da CNBB, que juntou quase 500 bispos. Foto © CNBB

 

478 bispos participaram ontem, via on-line, no primeiro dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) que se prolonga até dia 29 de abril e tem como tema central “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o mesmo tema do Sínodo de 2023, convocado pelo Papa Francisco.

De acordo com o site da CNBB, o episcopado brasileiro conta com 317 bispos em mais de 278 circunscrições eclesiásticas e 161 bispos eméritos. 217 dioceses, 45 arquidioceses, 8 prelazias, 3 eparquias, 1 exarcado, 1 rito próprio, 1 ordinariado militar, 1 administração apostólica pessoal e 1 arquieparquia constituem as 278 circunscrições eclesiásticas. Entre elas, há 13 dioceses vacantes, isto é, atualmente sem bispo escolhido pelo Papa para substituir o anterior bispo. A diocese mais recente é a de Xingu-Altamira (Estado do Pará), erigida em 2019, enquanto a mais antiga é a arquidiocese de São Salvador da Bahia, erigida há 470 anos, em 25 fevereiro 1551.

Com os seus 5 milhões de católicos, a arquidiocese de São Paulo é a maior do país, seguida pela do Rio de Janeiro (3,5 milhões) e pela de Olinda e Recife (3,3 milhões). Segundo Fernando Altemeyer Júnior, do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a arquidiocese de São Paulo só é ultrapassada em número de fiéis católicos pelas de Guadalajara no México (5,6 milhões) e da cidade do México (5,1 milhões).

 

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This