AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Basílica de Santa Sofia deve ser local de culto para muçulmanos e cristãos, defende patriarca arménio de Constantinopla

| 17/06/2020

Basílica de Santa Sofia deve ser local de culto para muçulmanos e cristãos, defende patriarca arménio de Constantinopla

by | 17 Jun 20

Hagia Sophia, em Istambul (antiga Constantinopla). Foto © António José Paulino

 

O Patriarca arménio de Constantinopla, Sahak Mashalian, pediu esta semana que o estatuto de lugar de culto seja restituído à Basílica de Santa Sofia (também conhecida como Hagia Sophia, ou Sabedoria), na Turquia, não só para muçulmanos (religião dominante no país), mas também para os cristãos, noticiou a agência Fides.

A basílica, construída entre 532 e 537 pelo imperador Constantino para ser a catedral de Constantinopla (atual Istambul), foi convertida em templo católico romano durante o Patriarcado Latino de Constantinopla, e utilizada como mesquita de 1453 a 1931, altura em que foi secularizada. Desde 1934, funciona apenas como museu e atração turística.

“Santa Sofia foi construída com o empenho de dez mil trabalhadores, gastou-se uma fortuna… Passou por inúmeras obras de reconstrução, e todos esses esforços foram feitos com a intenção de preservá-la como lugar de oração, não para servir como um museu”, afirmou o patriarca Sahak II. “Acredito que fiéis em oração servem melhor o espírito do templo do que turistas curiosos de um lado para o outro a tirar fotografias”, escreveu na sua conta de Twitter.

Para o líder da maior comunidade cristã na Turquia, a basílica poderá assim tornar-se um sinal de que uma “aliança” entre o cristianismo e o islão é possível. “Mesmo que a nossa fé seja diferente, não acreditamos no mesmo Deus?”, questionou, sublinhando que o lugar “é suficientemente grande para se poder atribuir um espaço aos cristãos”, de forma a que “o mundo possa aplaudir a nossa maturidade e paz religiosa”.

“Não podemos dar-nos ao luxo de um novo conflito entre a cruz e o crescente. A salvação do mundo está na aliança da cruz e do crescente. E a honra de manifestar tal paz ao mundo é digna da República da Turquia”, conclui o patriarca arménio de Constantinopla.

Nos últimos dias, diversos meios de comunicação turcos noticiaram que o Presidente Recep Tayyip Erdogan terá dado instruções para alterar o estatuto do monumento, para que possa ser novamente usado como local de culto islâmico. A questão deverá ser discutida pelo Conselho de Estado, a 2 de julho próximo.

(O grupo Cappella Romana reconstitui o som de Haghia Sophia neste hino bizantino da Divina Liturgia ortodoxa:)

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.