AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Jornadas online

Diálogo inter-religioso na história do cristianismo debatido em Lisboa

| 03/01/2022

S. Francisco de Assis foi dos primeiros a avançar na área do diálogo inter-religioso.

 

“Modelos de diálogo inter-religioso na história do cristianismo” é o tema e título das VIII Jornadas de Cristianismo Contemporâneo, que decorre nesta terça-feira, 4 de Janeiro, a partir das 20h, com uma conferência de Marlon Ronald Fluck.

O orador, doutorado em Teologia e História pela Universidade de Basileia e especializado em Sociologia Urbana e em Serviço Social da Família, falará sobre a forma como o diálogo inter-religioso foi estando presente nos dois milénios de cristianismo, desde Justino, o mártir, no século II, até à actualidade, passando ainda pela escola de Alexandria (século III), e pela Índia do século XVIII, com Tranquebar e William Carey.

Marlon Ronald Fluck desenvolveu pesquisas pós-doutorais em Berlim, Darmstadt e Halle (Alemanha), é investigador do grupo de pesquisa do Núcleo Paranaense de Pesquisas e Estudos em Religião, da Associação Nacional de Professores Universitários de História e da Fraternidade Teológica Latino-americana.

O programa inclui também a apresentação do novo número da revista de Teologia Ad Aeternum e uma mesa-redonda que se seguirá à conferência.

A jornada, promovida pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo e o Centro de Investigação da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, decorrerá online e pode ser acompanhado em directa na página de Facebook da Ciência das Religiões.

 

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.