AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Henri Matisse. Casula. Liturgia. Cristianismo. Arte

Sábado, dia 3, em Braga

Que casa construir para brincar diante de Deus?

| 02/06/2023

Liturgia católica, Capela da Imaculada, BragaA importância da liturgia na concepção espacial de um templo ou lugar litúrgico e na organização e decurso de uma celebração religiosa são os temas mais importantes de uma conferência a realizar em Braga neste sábado, 3 de junho. Com o título “Para brincar diante de mim: que casa haveis de construir?”, o tema será abordado pelo padre Joaquim Félix de Carvalho, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga e professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Durante a conferência, que decorre na Capela da Imaculada, do Seminário Menor de Braga – um dos espaços litúrgicos que foram renovados e recriados nos últimos anos na cidade – serão ditos vários poemas por Manuela Carvalho, a partir do Livro da Deslocação, publicado por Joaquim Félix de Carvalho na Officium Lectionis.

A conferência tem início às 18h00 no Seminário (Rua de São Domingos, 94 – São Vítor) e integra-se num ciclo promovido por Sérgio Braz Antão, da associação Romã Azul.

Esta iniciativa contou já com conferências sobre “Ciência e espiritualidade”, com Luís Portela, e outra sobre “Origens da cidade do Porto”, com Joel Cleto. A entrada é livre.

 

 

Henri Matisse. Casula. Liturgia. Cristianismo. Arte

Henri Matisse, Casula rosa (frente) – pormenor. 1951. Col. Capela Matisse, Dominicanas de Vence. Foto António Marujo/7MARGENS

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.